O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

domingo, 10 de junho de 2018

A raiva é irracional e cartilhas dos extremos



Não tenho mais paciência para textos de cartilha. E não sou só eu. Existem duas cartilhas que já cansaram a muitos:

1) Dos adoradores de um líder que não poderia mais ser líder. De um partido de esquerda que passou, partiu-se.
2) Dos adoradores de um determinado candidato, com as iniciais de um objeto de uma vestimenta. Da extrema-direita, com visões ultra conservadoras, desumanas e surreais. Que nunca deveriam ter voltado à pauta de discussões.

Já passou o tempo. De ambos. Vocês não percebem que o ódio tornou vocês iguais? Parem!



Precisamos de uma visão mais coletiva, visando o bem comum, não as vaidades ideológicas ou ódios irracionais. A demência dos apaixonados. Sugiro ouvir. Ah, e vale para todos os tipos de paixões. Vale para pessoas, coisas, ideias. Veja: https://www.youtube.com/watch?v=Pl0mkIGKZFo

Inseri em meu perfil pessoal, do Facebook (a rede social mais polêmica porque frequentada por muitos das gerações Baby Boomer e X): Se você é apaixonado por uma ideologia, partido ou tem político de estimação, ou ao contrário, odeia uma ideologia, partido ou algum político específico, OU OS DOIS, esse recado é para você, pessoa querida: MEU PERFIL não é penico, divã, ringue ou palanque. Aqui não, Juvenal. Crie um post no SEU perfil e fique desenvolvendo tretas lá, como queira. Mas AQUI, não. Seu comentário será deletado o mais breve possível. Esse é um perfil PESSOAL, e reservo-me o direito de excluir comentários com polarização de esquerda ou direita. Estou cansada disso. Assim como muitos estão. Chega de comentários extremistas ou de ranços cansativos. E jamais ofenda um participante de meus posts. Prefiro os isentos racionais que os apaixonados viscerais.

A paixão e o ódio cegam, essa é a verdade. E sabe o engraçado disso tudo? É que os mesmos que riram dos petistas, dizendo que eles foram ou são manipulados, estão idolatrando o senhor B. Não entendo o ser humano. Só muda a cartilha. COMO NÃO ENXERGAM? Respondo: ÓDIO + PAIXÃO.


Ódio por um partido que errou feio e por um ex presidente que sempre odiaram. E em função disso, adquiriram um novo sentimento: paixão. CEGA.

O problema é que essa paixão (de novo), vai fazer um extremo absurdo, lastimável, deprimente e acéfalo, chegar ao poder.

Não através de uma pessoa somente, mas através de um poder que ainda lastimaremos muito no futuro. Longínquo. Ou nem tanto.

Não seja um caracol.
Lembre-se: vale para apaixonados políticos de todas as vertentes. Olhe com os olhos da mente.

Os odiadores ou apaixonados políticos são tão irracionais, que não percebem seu ridículo modo de pensar. Veja: https://www.buzzfeed.com/raphaelevangelista/lula-lendo-55-paginas-por-dia?utm_term=.msdAn3m0#.yuo7G1ep

Esse "episódio", lembra-me de Eco:


Ah, Tio Eco, ainda acrescento o seguinte: um "poblema" ainda maior, é que esse idiota da aldeia, estimula outros idiotas ou candidatos a idiotas a dizerem outras idiotices.

Transcrevo, do texto de Wilson:

Assim Falou Bruna Luiza
"Lula teria que ler 55 páginas por dia. Qualquer pessoa que costuma ler sabe que isso é irrealista, especialmente para um semi-analfabeto". Os críticas se concentraram na métrica empregada pela moça: O que há de implausível em um sujeito extremamente ativo, como Lula, uma vez encarcerado, ler em média 55 páginas ao dia? Não é chocante que alguém considere chocante alguém ler 55 páginas por dia? Será que ela não quis dizer que é irrealista imaginar que alguém "escreva" 55 páginas por dia, vez que ler dá muito menos trabalho? Pois eu me concentrei no "semi-analfabeto". Aparentemente, o ser analfabeto, em Lula não foi uma circunstância, como em todo mundo, mas é uma propriedade estável. Os outros analfabetos podem ser alfabetizados e até se tornarem grandes leitores. Menos Lula, que foi, é e será analfabeto. Lula pertence à raça dos analfabetos ou semianalfabetos, não tem escapatória. Não importam as evidências de que lê e muito. Além disso, sempre achei engraçado o fato de a baixa escolarização de Lula incomodar menos as pessoas com maior educação formal e muito aos pouco educados. Era só Lula receber um doutorado honoris causa que os outros doutores aplaudiam enquanto uma massa de pessoas com escolarização deficiente entrava em surto histérico, tratando-o de analfabeto a apedeuta. E mesmo a Bruna Luiza não deixa de surpreender ao cometer um erro de ortografia justamente na palavra usada para desqualificar Lula: semi-analfabeto. Não, Bruna, semianalfabeto se escreve como semiaberto, semiautomático, semiárido, semiembriagado, semiobscuridade. Mas a gente perdoa, a gente sabe que são circunstâncias e não uma questão de caráter. O caráter só está implicado no preconceito que você carrega e reproduz.

Saliento um dizer desse brilhante texto do Wilson: "O caráter só está implicado no preconceito que você carrega e reproduz."

Com frases como essas, como existem pessoas que apoiam pessoas ou partidos que pensam assim?


E sempre digo: PAREM COM OS EXTREMOS. Os extremos, são apaixonados. E apaixonados... você já sabe.


Incitação à violência. Vinda de um líder? Inaceitável. Não existe desculpa.


Estímulo à desigualdade, ao preconceito e à violência? Vinda de um líder? Inaceitável. Não existe desculpa.

Não aceito, não respeito e não tolero coisas desse tipo. E todos deveriam não tolerar. Se não estivéssemos em uma Idiocracia, mais entenderiam e seriam menos ENVE = Eles Não Vão Entender.

Precisamos retomar algo que foi perdido lá atrás: empatia e bom senso.

São líderes assim, que estimulam o mais grotesco dentro de nós mesmos: nosso monstro interior. Não somos anjos. Não somos santos. Somos uma labareda de ira, um vulcão em estado "dormente". Só precisa uma faísca.

O que nos separa dos instintos mais animais, são nossos valores, que são estimulados pelo nosso convívio e pelas pessoas que admiramos. Por isso, amiguinho e amiguinha, suas crenças revelam VOCÊ.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.