O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sexta-feira, 6 de julho de 2018

O Paradoxo da Caixa de Sugestões



Estamos vivendo um paradoxo, que eu chamo de "Paradoxo da Caixa de Sugestões": opinião parece ter mais valor que regras.

Se confunde democracia com liberdade. Mas democracia tem a ver com liberdade de expressão. Ok. Só que expressar-se é apenas uma atitude dentro da democracia e não tem mais valor que regra.

Uma opinião pode ser vazia (se só crítica) ou de conteúdo (se construtiva). Ou seja: liberdade democrática não é a prevalência do que cada um acredita.

E isso, está limitado por uma linha muitíssimo tênue. Próxima demais.

Pessoas xingam-se sem se conhecer (total deselegância), falta empatia e interpretação das situações.

Um relativismo individualista ao extremo: gosto não entra em cena no contexto social. Tradução: enxergue mais que seu umbigo. Importe-se com o que não é problema seu de forma produtiva, não crítica.

Dentro dessa "Caixinha de Sugestões", sempre tem aquela opinião repleta de subjetividade e falso-moralismo, que acha que é fato. E o falso-moralismo, é o que? Um ressentimento, uma insatisfação pessoal. Um recalque, sejamos bem francos. Falta de empatia e limite entre o que você acha e o que importa para o outro. Seja uma pessoa ou um grupo.

O foco contemporâneo deve ser...
... transformar essa caixinha chamada mundo virtual...
... (que é real) em algo mais gostoso e legal de se habitar.
Cool and happiness!

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.