O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Uma visão mais liberal na economia


Ainda vivemos aqui? Brasilis?

“Murray Newton Rothbard foi um economista norte-americano da Escola Austríaca que ajudou a definir o conceito de moderno libertarianismo e fundou uma vertente de anarquismo baseada no livre mercado, denominada anarco-capitalismo.”

Talvez seja uma boa época de ler o seu livro, que indico:


Neste pequeno ensaio, o autor questiona a classificação dos sistemas de crenças políticas baseada no binômio esquerda- direita, demonstrando que esse dualismo é incompatível com o desenvolvimento da história das ideias e, além disso, se tornou superficial e obscuro nos tempos modernos. Propõe, então, uma nova perspectiva ao analisar as diversas correntes políticas que historicamente invertem seus papéis e muitas vezes se confundem de acordo com as circunstâncias de suas épocas. Os fundamentos de sua análise estão no conceito de liberdade, no otimismo ou pessimismo frente ao futuro e na luta contra os grilhões da burocracia estatal.

Veja ainda algumas de suas frases interessantes:

“O fato de que uma maioria possa apoiar ou tolerar um ato de roubo não diminui a essência criminal do ato ou sua grave injustiça.” (Murray)


“O anarco-comunismo é um absurdo. O anarco-comunista busca abolir dinheiro, preço, e emprego; e propõe conduzir a economia moderna puramente por registro automático das “necessidades” em um banco de dados. Ninguém, que tenha o menor entendimento de Economia, pode dar importância a essa teoria mesmo que por um simples segundo.” (Murray)


“A tendência natural de empresas e instituições que operam no livre mercado é ser a mais eficiente possível em atender às demandas dos consumidores. A tendência natural da burocracia estatal é crescer, crescer e crescer, e tudo a custa dos espoliados, extorquidos e ignorantes pagadores de impostos.” (Murray)


“Não é crime ser ignorante em economia, que é afinal uma disciplina especializada e que a maioria das pessoas consideram ser uma “ciência sombria”, mas é totalmente irresponsável ter uma opinião forte e vociferante sobre temas econômicos enquanto se permanece neste estado de ignorância.” (Economista Murray Newton Rothbard)


Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.