O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sábado, 12 de novembro de 2016

Spectrum na sua cabeça com Black Mirror


Não. Eu não vou falar sobre fantasmas. Aliás, se você não sabe o que é um espectro, ou spectrum, em inglês, procure. Sério. Entrego tudo muito mastigadinho em muitos de meus posts. Só que hoje, não. DESAFIO TEMA DE CASA.

Vou falar de coisas que podem nos assombrar. E muito. Não fantasmas, crazy people.


Liderança. Você sabe se é líder ou chefe? Já se testou? Se conhece? E ei, não venha dizer: “Eu trabalho na fiiiiirma e sou peão.” Oi? Quer ser assim para sempre? Cadê ambição? Não quer liderar equipe? Ou ser chefe, você quer ser? Não vale dizer: “Não quero nem um, nem outro. Quero ficar quieto no meu canto.” Bom, nesse caso, está lendo esse post por que? Ah, tava querendo saber de fantasmas, criatura? Pois bem. Esse é o primeiro: o FANTASMA DA FALTA DE AMBIÇÃO EM LIDERAR. SER CHEFE. Ah, sei lá. Não vou estragar a surpresa: você precisa descobrir se é um ou outro.


Sociabilidade. Você é uma pessoa sociável? Você consegue olhar dentro dos olhos de alguém? Consegue transmitir idéias, ser sociável ao primeiro encontro? Qual sua capacidade de relacionar-se com o novo, novos grupos, novas pessoas? Então, eis o segundo: o FANTASMA DA INABILIDADE DE ADAPTAÇÃO AO NOVO LIDANDO COM EQUIPES. E como você sabe se esse fantasma assombra você? Ué, como eu vou saber? Quem melhor pode responder isso, é você mesmo. Lembre de suas últimas relações interpessoais e tudo que viveu. Isso é com você.



Futorologia. O que você faria se esse fosse o último dia de sua vida? Com quem estaria? Quais suas prioridades? Qual o seu legado? O que você faria de rebelde? Faria algo que prejudicasse alguém? Se vingaria? Ou iria usufruir das últimas horas de sua vida contraindo dívidas? Fazendo amor? Panquecas? Surfando? Fazendo algo por outro alguém ou por você mesmo? Pois então: chegamos ao terceiro fantasma. O FANTASMA DO CONHEÇO-ME E SEI MEUS LIMITES E VALORES. Sabe, fofuxo ou fofuxa, conhecer a gente mesmo é um valor inestimável. Limites e potencialidades. Oi.

Ah, já fez esse teste, o do CUBO? Veja a explicação:

O cubo representa o seu ego, quanto maior você o imaginou, maior é seu ego. A transparência do seu cubo mostra o quanto você é aberta com as pessoas. E quanto mais perto do chão ele estiver, mais pé no chão você está. A distância entre a escada e o cubo representa a distância entre você e seus amigos. Quanto mais próxima a escada estiver do cubo, mais seus amigos podem contar com você. Quanto mais forte o material que a escada é feita, mais forte são os seus laços com seus amigos. Se você imaginou um cavalo sem rédeas ou selas, quer dizer que você gosta de suas relações sem amarras. E quanto mais selvagem o cavalo, mais selvagem você gosta de suas relações. A quantidade de flores que você imaginou é o tanto de filhos que você talvez queira ter. Quanto mais perto do cubo as flores estiverem, mais frequentemente você pensa em crianças. A Tempestade representa o stress, quanto mais ameaçadora ela for, mais stress você sente. E se você sentiu medo dela, quer dizer que está com certa quantia de stress no momento.


Sugestões de amplitude de ideias:



Tudo é um espelho negro. Tudo. Tudo? Black Mirror: 


“Cada episódio tem um elenco diferente, um cenário diferente e até uma realidade diferente, mas todos eles são sobre a forma como vivemos hoje - e a forma como nós poderemos estar vivendo em 10 minutos se não tomarmos cuidado.”
Charlie Brooker, criador da série, em um artigo publicado em 2013 no jornal "The Guardian"

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.