O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Perdão: fique de olhos abertos


Vale a pena perdoar quem nos “sacaneou”?

SIM, com pequenas restrições. Diria que com OBSERVAÇÃO CRÍTICA, sabe? Explico:Perdoar é divino e nos faz crescer, Ok, EBA, viva o nosso perdão se ele nos engrandece a alma. Mas......é bom ser prevenido. As pessoas mudam, é verdade. Só que a mudança de comportamento exige um esforço muito grande de quem muda, e um policiamento, um controle também. É tipo vicio, tá ligado? É mais ou menos "um dia após o outro", ou "mais um dia". Tem que ficar de olho.

Acreditar, dar um voto de confiança prá quem muda e prá nossa capacidade de perdão. Mas ficar alerta, não faz mal, entende? Somos seres humanos cheios de defeitos, e com certeza, com possibilidades de evolução diária. Prá melhorar e perdoar. Então, perdoe, mas tenha uma conversa muito aberta e franca. Madura e inteligente.

E perdoar alguém não significa justificar o seu comportamento?

Perdoar não é justificar o erro ou equivoco, é gerar o crescimento para o perdoado e para quem perdoa. Mas é preciso analisar a situação, não deixar passá-la sem conversar a respeito. O perdão alivia a alma, e nos deixa disponíveis emocionalmente para seguir adiante. Faz bem para quem é perdoado, mas também para quem perdoa. Mesmo que ás vezes lembre-se do ocorrido, e tenha aquela dorzinha chata de mágoa, não se estresse: somos humanos, nos aperfeiçoando a cada dia. Então, quando sentir essa dorzinha, esqueça rapidinho e ocupe o cérebro com coisas mais positivas, ok? Mas não é fácil, nada fácil.

Frederic Luskin (Psicólogo) falou: "Perdoar não é só questão de generosidade. Nem é fácil. Quando a gente consegue, fecha uma ferida, sai fortalecido e reencontra o equilíbrio emocional."

Já perdoou hoje? Ou foi perdoado? Eu não sei...acho que sou mais humana que divina.

Porque você não confia? Considero que confiança passe por 3 etapas:
1) Conquista
2) Manutenção
3) Muita Manutenção

Confiança é uma construção diária, pode levar algum tempo para conquistar, mas leva só um minuto (ou menos?) para perder...

"Sê verdadeiro para com teu próprio eu interior, e disto decorrerá - como a noite decorre do dia - que não terás capacidade para ser falso com qualquer um de teus semelhantes." (by Shakespeare)

Coisas negativas deixam marcas?

Sim, infelizmente as situações negativas e mágoas deixam sequelas. Profundas ás vezes, e difíceis de recuperar uma alma do bem. Mas com força, e com os seus SUPERPODERES você consegue: ética, caráter, garra e energia são esses superpoderes.

Precisamos lutar o máximo possível para superar amarguras, desavenças, dores da alma. O ideal? NÃO DEIXAR PARA RESOLVER NO DIA SEGUINTE, RESOLVER JÁ. Mas isso é o mais difícil em um mundo onde as pessoas cada vez mais, não sabem quem são. E não sabendo quem são, não conhecem seus próprios valores. Não tem firmeza de caráter, não conhecem a própria essência.

Baseio minha resposta em várias questões levantadas por Psicólogos, e especialmente, a teoria do CANCER DE MÁCULAS (ou mágoas).

Leia mais a respeito em http://kplus.cosmo.com.br/materia.asp?co=81&rv=Vivencia. É a teoria de Lou de Olivier, que é Psicopedagoga, Multiterapeuta, Dramaturga e Escritora.

VALE A PENA CONFERIR.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.