O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Crianças do bem x Crianças do mal



Vou levantar o que considero um paradigma: nem todas as crianças são do bem. Não mesmo. E olha, deixo registrado que adoro crianças, sou voluntária e meu foco de voluntariado são elas, as crianças. Mas também tenho raciocínio e observação, e por isso, digo que nem todas as crianças são do bem. Mas PODEM SE TORNAR do bem.

Se você é um bom observador, vai perceber que desde criança já pode-se avaliar que tipo de ser humano essa pessoinha é. E quais as possibilidades de mudanças que era fará no mundo. Se ela será do bem ou não. E sempre digo: crianças são o sim ou o não do futuro. Mas elas dependem da nossa influência no presente. Sim, nosso exemplo.

Tem uma campanha circulando na internet que mostra crianças seguindo adultos, como sombras. Elas repetem tudo que eles fazem: fumam, jogam lixo no chão, estragam o patrimônio coletivo, se omitem prá ajudar, batem em animais e humilham pessoas. Espancam e agridem verbalmente. E encerra assim: “Children see. Children do. Make our influence positive” (Crianças vêem. Crianças fazem. Gere influências positivas).

Acho essa uma das campanhas mais inteligentes de todos os tempos. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=80nL4KdamEw

Vamos fazer hoje a mudança do amanhã, através de nossas sementes, as crianças. E não estou falando só de seus filhos, mas sobrinhos, netos, filhos dos seus amigos, seus alunos, enfim, crianças as quais você exerce alguma influência. Preferencialmente, positiva.

Pare de dizer: "Ai, que lindinha, que fofinha, ela é tão queridinha", apertando a bochecha lindinha da menina. Pare com isso. Trate criança como ser, um ser pensante, com menos experiência, sim, mas capaz de filtrar conhecimento e com o passar do tempo, gerar seus próprios conceitos, que refletirão nas suas ações no mundo.

Posto isso, como aceitar a pedofilia, a falta de respeito, e todas as formas de agressão emocional e física a uma criança? Mais do que ferir aquela criança específica, quem faz alguma coisa contra ela, faz para o mundo. Aquela criança que você machuca, pode ser o adulto que apertará o botão vermelho do EXPLODA MUNDO, no futuro. E depois de apertá-lo, ela ainda falará, com um riso cínico no rosto: "Fuck You, Bitch!"

E aí, não adianta reclamar. Você deixou isso acontecer. Você ajudou a apertar aquele botão.

Um comentário:

Rebeca disse...

Se entendo o q vc quer dizer... lido com crianças diariamente, as amo mt, mas esse amor não me impede de ver seus atos intencionais. Vejo crianças esperando a oportunidade para vingarem seu ego, vejo crianças provocando seus pares de modo intencional. Sobretudo, vejo q as crianças com essas atitudes são as q mais facilmente recebem diploma de "anjinho", passado pelos pais.
Enquanto a sociedade continuar achando q criança é pura, criança não mente, não chantangeia será complicado educar para um futuro diferente.

Criança imita, e só zelando por nossos valores conseguiremos zelar por um novo amanhã. O adulto deverá ser capaz de mostrar disciplina e Amor, regras e Liberdade. Ver além do olhar apaixonado qd se trata de seus filhos, amigos...


Bjos!

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.