O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Parecer TER e Parecer SER



O que está acontecendo conosco?


O "movimento" do TER mais valorizado que o SER gerou algo muito mais preocupante: PARECER TER e PARECER SER. O que é isso? É uma nova época de pessoas "fazidas". Pensam e agem assim:

1) Já que não TEM dinheiro ou poder (mas como todos dizem que o vencedor é medido pelas posses e elas não podem parecer perdedoras), elas parecem ter. O que? Dinheiro, carro último modelo, apartamento/casa super bem decorada, um cargo importante (onde parecem ser eficazes mas na verdade são medíocres). Tem mas não tem. Porque o que elas mais tem de verdade, são dívidas, que as tornam cada vez mais estressadas pelo dinheiro e poder.

2) Já que não SÃO pessoas com caráter inabalável (mas é bonito e politicamente correto dizer que são bacanas), elas parecem ser. Parecem bacanas nas coisas que os outros podem enxergar e dizer "Oh, como ele é bacana", mas enganam onde podem, pensando somente no seu ganho pessoal.

E nesse turbulento caminho de falsos valores, ainda sobrevivem idealistas, que podem servir de exemplo para as próximas gerações. Obvio que esses são um número beeeem menor. E precisam ficar firmes nos seus propósitos para a construção de um mundo mais digno e ligado a justa causa. É isso que aconteceu. Mas o que está acontecendo e o que acontecerá, pode ser mudado. Depende de nós, agora.

"O que me preocupa não é o Grito dos Maus. É o Silêncio dos Bons." (by Albert Einstein)

E por que as pessoas mentem? Por 3 características básicas:

1) Insegurança
2) Inveja + Egoísmo
3) Falta de Ética
A primeira leva a segunda, que leva a terceira. Se você conseguir dominá-las e evitá-las, não será falso, mentiroso, hipócrita e sempre terá as melhores intenções com todos. É fácil. Mas é preciso treinamento diário e perseverança.

“Quem conta uma mentira raramente se apercebe do pesado fardo que toma sobre si; é que, para manter uma mentira, tem de inventar outras vinte.” (by Friedrich Nietzsche)
E mais: será que vale a pena ser ético?

Existem dois cachorros dentro de nós: um bom e um ruim. Qual sobreviverá? AQUELE QUE FOR ALIMENTADO.

Vivemos num mundo em que os valores estão cada vez mais distorcidos. As pessoas valorizam mais granamoneygelddinheirinhonomeubolso que seus próprios valores. Acredito que em ética e valores não existe mais ou menos. Ou é do bem, ou é do mal.

A gente pratica (ou não) ética todos os dias. DESDE AS MAIS SIMPLES DECISÕES. É difícil o justo caráter, eu não disse que era simples. Mas é uma prática diária. QUE VALE SIM, MUITO A PENA.

"A ética é a estética de dentro." (by Pierre Reverdy)

E finalizando, vale a pena ser fiel?

Sim, vale a pena SER FIEL se você quer uma vida mais tranquila e coerente com a justa causa, com o que é certo. Com o ideal para uma vida melhor.

Mas como mostra o pensamento abaixo, a fidelidade compreende uma via de duas mãos: alguém que confie e alguém que seja fiel. E esses papéis também se invertem.

Ambas as situações (confiar e ser fiel) são difíceis, com um mundo repleto de tentações e "facilidades" voltadas para a traição. Que aliás, já virou ato banal em alguns ambientes sociais. E é com certeza, do grupo que vivemos, que pode surgir a firmeza de propósito para a não traição. Nossos pais, professores, o grupo social de nossa convivência vai fortalecer uma ou outra atitude.

EXEMPLO DE ATITUDE É A MAIOR ESCOLA PARA O FORTALECIMENTO DO CARÁTER.

"Confiar é uma prova de coragem e ser fiel uma prova de força." (by Marie von Ebner-Eschenbach)

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.