O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Consumo ou Consumismo?



Consumimos mais do que precisamos? Ou precisamos consumir ainda mais? Consumo responsável e sustentabilidade x economia e máquina girando, eis a questão.

Consumimos demais sim. O status é o alimento do consumo em excesso, onde em muitos momentos, compramos para mostrar aos outros, ao invés de somente consumir para o nosso prazer ou necessidade. Isso vale para nossa estética ou "intelecto" (estudar para obter diploma, por exemplo) ou para nosso lar.

Na grande maioria das vezes, consumimos para PARECER SER alguma coisa.

E ainda, quanto mais desperdício de consumo, menos impera a sustentabilidade, ou seja, mais árvores são cortadas, plantas ou animais são sacrificados, o mundo sofre com o consumo em demasia. MAS, ao mesmo tempo, o consumo faz girar a mola da produção e da economia como um todo. Se não houver consumo, adeus a nossos empregos, nosso trabalho, nosso sustento. Adeus a esse computador, que me faz "falar" com vocês. Adeus a qualquer tipo de coisa que nos movimenta, adeus tudo. Precisamos do consumo, não pensando somente no consumo pessoal, mas no consumo como movimentador da economia.

O lógico, o racional, o correto, é minimizar os prejuízos, tornando o consumo algo mais racional, ou seja, não consumir por consumir. Consumir SIM, ser consumista, NÃO. O consumo está a nosso serviço. O consumismo nos torna escravos.

Veja algumas posições pelo mundo, com relação ao consumo e consumismo:

"Podemos definir consumismo como uma compulsão para consumir. Essa compulsão pode atacar em vários graus, desde aquela compra ocasional em que se chega em casa com a sensação de que não precisava ter comprado aquele aquecedor de travesseiros que parecia ser tão útil quando você estava na loja, até o closet transbordando com 445 pares de sapato."

E ENTÃO, CUIDADO COM O CONSUMO EM EXCESSO, SENHORES CONSUMIDORES FINAIS!

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.