Elogios, ah o poder de um elogio... Custa nada, não, e faz tantas mudanças...
Isso! Um elogio tem o poder de mudar a vida de uma pessoa, sabia? E estamos tão desabituados, que achamos mais comum receber uma agressão do que um elogio. Estamos todos sempre na defensiva, e MUITOS, sempre preparados para criticar ou ironizar desnecessariamente, por besteira ou vaidade bobinha. Ou inveja, que é pior.
Então, como todas as outras práticas, elogiar tem que ser uma atitude constante: precisamos treinar.
Mas ei, estou falando de um elogio verdadeiro, não vale aquele elogio “puxa-saco”, não! O elogio tem que brotar de dentro, e ele vem acompanhado de um olhar repleto de brilho e um bonito sorriso, da parte do “recebedor”.
Tão bacana.... Ah, mas vale todo tipo de elogio, vindo de todo tipo de pessoa, em todo tipo de ambiente, a toda hora? A título de treinamento do doador e do recebedor do elogio, OK. Mas com certeza, se você escolher o momento, o local e a forma certa de elogiar, o resultado pode ser mais proveitoso.
Bem, e qual elogio que deixa você babando de alegria? Pense a respeito, enquanto lê os meus motivos para usar um BABADOR ANTI-BABAELOGIOS:
- Elogios sobre os atributos físicos de nascença: é bacana, mas sempre agradeço, dizendo que vou passar o elogio aos meus pais, que me conceberam
- Elogios sobre os atributos físicos “construídos”: resultados de uma academia de ginástica, que me deixou mais “sarada", ÔPA! Esse elogio é bem bacaninha
- Elogios aos atributos intelectuais: EBA, isso eu gosto! Sabe por que? Porque inteligência pode ser aprimorada, e esse é um elogio a minha performance direta
- Elogios ao meu desempenho profissional: YES! Reconhecimento é bom e todo mundo gosta, né?
- Elogios ao meu caráter, atitudes: NOSSA! Muito gratificante. Isso é como Mastercard, “não tem preço”.
E agora, algumas curiosidades sobre o elogio, encontradas na Internet:
“Um elogio. Apenas isso. Palavras que transformam pessoas."
“Pode parecer bobagem, mas o elogio tem um poder beneficamente transformador. Mesmo para quem tem relutância em aceitá-lo, seja por medo ou desconfiança (da fonte é claro), ele sempre causa algum tipo de impacto positivo. Agora, há pessoas que estão tão desacostumadas de receber elogios que se pegam a gastar horas tentando decifrar o que foi aquilo. Muitas vezes se perguntam: “Qual é a piada?”, “Onde estão as câmeras?” ou ainda “O que eu fiz de errado?”
“Melhor do que dinheiro, elogio e gestos pessoais motivam os funcionários. Coisas que não custam quase nada são, ironicamente, as mais eficazes.”
Ah, sabe que vocês que leêm esse meu blog são muito inteligentes? TÔ TREINANDO... E veja que legal: http://www.youtube.com/watch?v=1FZ0Ahlt7Oo&feature=channel
Um comentário:
E por falar, e tão bem, de elogios, nós criamos um canal bem interessante para tratar de uma parte deste assunto: o ElogieAki.com.br. Nele, tratamos dos elogios profissionais, onde clientes satisfeitos se manifestam!
Vale conhecer e divulgar!
Abraços!
Postar um comentário