O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O poder do elogio


Elogios, ah o poder de um elogio... Custa nada, não, e faz tantas mudanças...

Isso! Um elogio tem o poder de mudar a vida de uma pessoa, sabia? E estamos tão desabituados, que achamos mais comum receber uma agressão do que um elogio. Estamos todos sempre na defensiva, e MUITOS, sempre preparados para criticar ou ironizar desnecessariamente, por besteira ou vaidade bobinha. Ou inveja, que é pior.

Então, como todas as outras práticas, elogiar tem que ser uma atitude constante: precisamos treinar.

Mas ei, estou falando de um elogio verdadeiro, não vale aquele elogio “puxa-saco”, não! O elogio tem que brotar de dentro, e ele vem acompanhado de um olhar repleto de brilho e um bonito sorriso, da parte do “recebedor”.

Tão bacana.... Ah, mas vale todo tipo de elogio, vindo de todo tipo de pessoa, em todo tipo de ambiente, a toda hora? A título de treinamento do doador e do recebedor do elogio, OK. Mas com certeza, se você escolher o momento, o local e a forma certa de elogiar, o resultado pode ser mais proveitoso.

Bem, e qual elogio que deixa você babando de alegria? Pense a respeito, enquanto lê os meus motivos para usar um BABADOR ANTI-BABAELOGIOS:

- Elogios sobre os atributos físicos de nascença: é bacana, mas sempre agradeço, dizendo que vou passar o elogio aos meus pais, que me conceberam

- Elogios sobre os atributos físicos “construídos”: resultados de uma academia de ginástica, que me deixou mais “sarada", ÔPA! Esse elogio é bem bacaninha

- Elogios aos atributos intelectuais: EBA, isso eu gosto! Sabe por que? Porque inteligência pode ser aprimorada, e esse é um elogio a minha performance direta

- Elogios ao meu desempenho profissional: YES! Reconhecimento é bom e todo mundo gosta, né?

- Elogios ao meu caráter, atitudes: NOSSA! Muito gratificante. Isso é como Mastercard, “não tem preço”.

E agora, algumas curiosidades sobre o elogio, encontradas na Internet:

“Um elogio. Apenas isso. Palavras que transformam pessoas."

“Pode parecer bobagem, mas o elogio tem um poder beneficamente transformador. Mesmo para quem tem relutância em aceitá-lo, seja por medo ou desconfiança (da fonte é claro), ele sempre causa algum tipo de impacto positivo. Agora, há pessoas que estão tão desacostumadas de receber elogios que se pegam a gastar horas tentando decifrar o que foi aquilo. Muitas vezes se perguntam: “Qual é a piada?”, “Onde estão as câmeras?” ou ainda “O que eu fiz de errado?”

“Melhor do que dinheiro, elogio e gestos pessoais motivam os funcionários. Coisas que não custam quase nada são, ironicamente, as mais eficazes.”

Ah, sabe que vocês que leêm esse meu blog são muito inteligentes? TÔ TREINANDO... E veja que legal: http://www.youtube.com/watch?v=1FZ0Ahlt7Oo&feature=channel

Um comentário:

http://elogieaki.com.br/ disse...

E por falar, e tão bem, de elogios, nós criamos um canal bem interessante para tratar de uma parte deste assunto: o ElogieAki.com.br. Nele, tratamos dos elogios profissionais, onde clientes satisfeitos se manifestam!

Vale conhecer e divulgar!

Abraços!

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.