Estamos na era da informação, correto? Pois é, e até quando vocês acham que ela durará? E qual será a próxima era?
A era da informação está com os dias contados. Estamos na portinha do final dela... Por que? Porque Informação não é mais privilégio ou diferencial, é comum a todos.
Estamos entrando na era DA FORMAÇÃO, DO CONHECIMENTO. No futuro, acredito que os especialistas voltarão a ter importância. E dica: você poderá ser especialista em mais de uma área, poderá ser especialista em quantas áreas conseguir administrar com o conhecimento adquirido. Caminhamos para essa nova era, onde toda a informação adquirida precisará ser colocada em prática. Informação somente tem poder quando transformada em ação. Para transformá-la em ação, precisamos ter CONHECIMENTO E FORMAÇÃO, realizando a ação da forma mais adequada possível.
Com a rapidez do mundo em que vivemos, teremos cada vez menor tempo para decidir e menores chances de errar. Logo, + CONHECIMENTO com + FORMAÇÃO = AÇÃO MAIS ÁGIL com MENOR MARGEM DE ERRO.
E para auxiliar a FORMAÇÃO, precisamos da INFORMAÇÃO de todas as formas. O que é necessário é filtrar o que se ouve ou lê. Livre arbítrio na informação, voltada para a ação. Esse é o meu lema. E busquei subsídios técnicos para tal em: http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2006/05/25/7180.ntc. Pense nisso e aja assim, com visão de longo alcance, THUNDERCAT:
"Não é possível viajar até o futuro, mas talvez seja possível pensar igual as pessoas que lá habitarão" (pensamento do amigo Gedilson dos Santos, uma pessoa de 21 anos, que dará muito o que falar no futuro)
E com essa colocação, será que vale a pena ser um alienado?
A alienação não deixa de ser uma fuga e um ato egoísta. Todos nós, em algum momento da vida, estamos um pouco alienados. Porque a alienação também pode ser uma defesa momentânea a um sentimento negativo de pessimismo ou uma dor emocional. Até aí, tudo bem.
O importante é não permanecer alienado para sempre. ESTAR alienado, não SER alienado.
Veja uma definição de alienação: "Alienação se refere á diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar e agir por si próprio."
Então, a chave para a NÃO ALIENAÇÃO é o PENSAR. Em seguida, AÇÃO! Preparando para zarpar na era da FORMAÇÃO e da ESPECIALIZAÇÃO!
Pensar como coruja (sabedoria), agir como águia (ação no todo, com vistas ao foco específico).
Um comentário:
Temos o hábito de dizer que as grandes pessoas do passado, tinham a mente a frente do seu tempo.
É muito sábio tentar ser igual as pessoas que fizeram história, mas devemos fazê-lo da forma correta.
Não é lendo tudo que Aristóteles escreveu, que eu vou me tornar importante como ele foi, a melhor tentativa de ser como ele, é trabalhando como ele , é pesquisando como ele, é inventando como ele, enfim, é acreditando que nós também podemos ser pessoas à frente do nosso tempo.
Acredito que você está no caminho certo Dóris, ótima analisé.
Aloha!
Postar um comentário