O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Era da Formação


Estamos na era da informação, correto? Pois é, e até quando vocês acham que ela durará? E qual será a próxima era?

A era da informação está com os dias contados. Estamos na portinha do final dela... Por que? Porque Informação não é mais privilégio ou diferencial, é comum a todos.

Estamos entrando na era DA FORMAÇÃO, DO CONHECIMENTO. No futuro, acredito que os especialistas voltarão a ter importância. E dica: você poderá ser especialista em mais de uma área, poderá ser especialista em quantas áreas conseguir administrar com o conhecimento adquirido. Caminhamos para essa nova era, onde toda a informação adquirida precisará ser colocada em prática. Informação somente tem poder quando transformada em ação. Para transformá-la em ação, precisamos ter CONHECIMENTO E FORMAÇÃO, realizando a ação da forma mais adequada possível.

Com a rapidez do mundo em que vivemos, teremos cada vez menor tempo para decidir e menores chances de errar. Logo, + CONHECIMENTO com + FORMAÇÃO = AÇÃO MAIS ÁGIL com MENOR MARGEM DE ERRO.

E para auxiliar a FORMAÇÃO, precisamos da INFORMAÇÃO de todas as formas. O que é necessário é filtrar o que se ouve ou lê. Livre arbítrio na informação, voltada para a ação. Esse é o meu lema. E busquei subsídios técnicos para tal em: http://www.fiesp.com.br/agencianoticias/2006/05/25/7180.ntc. Pense nisso e aja assim, com visão de longo alcance, THUNDERCAT:

"Não é possível viajar até o futuro, mas talvez seja possível pensar igual as pessoas que lá habitarão" (pensamento do amigo Gedilson dos Santos, uma pessoa de 21 anos, que dará muito o que falar no futuro)

E com essa colocação, será que vale a pena ser um alienado?

A alienação não deixa de ser uma fuga e um ato egoísta. Todos nós, em algum momento da vida, estamos um pouco alienados. Porque a alienação também pode ser uma defesa momentânea a um sentimento negativo de pessimismo ou uma dor emocional. Até aí, tudo bem.

O importante é não permanecer alienado para sempre. ESTAR alienado, não SER alienado.

Veja uma definição de alienação: "Alienação se refere á diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar e agir por si próprio."

Então, a chave para a NÃO ALIENAÇÃO é o PENSAR. Em seguida, AÇÃO! Preparando para zarpar na era da FORMAÇÃO e da ESPECIALIZAÇÃO!

Pensar como coruja (sabedoria), agir como águia (ação no todo, com vistas ao foco específico).

Um comentário:

Y disse...

Temos o hábito de dizer que as grandes pessoas do passado, tinham a mente a frente do seu tempo.
É muito sábio tentar ser igual as pessoas que fizeram história, mas devemos fazê-lo da forma correta.
Não é lendo tudo que Aristóteles escreveu, que eu vou me tornar importante como ele foi, a melhor tentativa de ser como ele, é trabalhando como ele , é pesquisando como ele, é inventando como ele, enfim, é acreditando que nós também podemos ser pessoas à frente do nosso tempo.
Acredito que você está no caminho certo Dóris, ótima analisé.
Aloha!

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.