O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Memes na cabeça


Qual o remédio para gerar informação em ação? Se há tanta informação no mundo, o mundo seria apenas informação?

Informação pela informação, sem AÇÃO, não gera nenhuma atitude prática de mudança ou colaboração no mundo.

Informação é poder, se dizia a uns 7 ou 10 anos atrás. Agora que todo mundo tem a informação do que quiser a toda hora, quem tem o poder? Tem gente que navega pela internet, e deixa de pagar uma consulta no médico, sabia? Não entro aqui no juízo de valor (se é certo ou errado). Só cito essa situação como surreal do que se imagina da medicina, por exemplo. Abordo aqui uma questão bem simples: o poder não está mais na informação, mas na ATITUDE derivada dessa informação. E sempre insisto que, em um mundo onde a informação é de todos em todos os níveis, e já que atitude pode ser praticada por qualquer um de nós, a questão relevante torna-se COMO EU FAÇO ESSA ATITUDE. Qual a minha FORMAÇÃO.

Quando a informação torna-se acessível a todos e a ação é estimulada na gente desde que somos bebês e aprendemos a caminhar, o que vai determinar o futuro é a FORMAÇÃO, e não a informação. Acredito que aqueles que irão sobressair-se no mundo, daqui uns 5 anos ou menos (e isso já está acontecendo) são novamente, os ESPECIALISTAS, e não os generalistas.

CADA UM NA SUA, mas com alguma coisa em comum: agindo dentro da sua “casinha”. Isso é colaborar com o que eu sei muito bem, e respeitar aquilo que o outro sabe muito bem. Não saber de tudo um pouco, mas muito bem o pouco que sei.

Ah, uma boa ferramenta para ajudar a assimilar mais informações, é o fortalecimento do raciocínio lógico. A agilidade mental proporciona maior rapidez para a resolução de problemas pessoais e profissionais, e só trás benefícios para quem a tem e para quem usufrui da companhia de pessoas com raciocínio rápido. E a boa notícia é que todos podem ter essa característica pessoal. EBA!

Ok, mas todo conhecimento é igual, ou algum conhecimento tem mais valor do que outro?

Não considero que exista valor diferente para conhecimentos diferentes. Eles se complementam. NOSSO CÉREBRO FUNCIONA COM "MEMES" (memes, pesquisado da internet/Wikipedia = ".....No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se.....").

Tudo que entra como informação, vai gerar algum proveito específico. O que depende, é a FORMA como vamos manifestar esse aprendizado. Assistir a uma novela, por exemplo, pode parecer inútil. Mas não existe conhecimento que não tenha utilidade, nem que seja para a vida prática.

O que não podemos, é nos fixarmos em um tipo de cultura ou conhecimento somente.

O que nos torna ricos de conhecimento, pessoas interessantes, é a mescla de nossa cultura: uma ópera ou um show de rock, ambos trazem conhecimento cultural. Novamente, o que vale é como transformamos esse conhecimento em prática. "Abrir a mente", diversificando nossa cultura e descobrindo formas diferentes de encarar a vida nos enriquece. Por isso, ter amigos de vários lugares, com conhecimentos específicos nos torna mais sábios: existe uma ajuda mútua para ampliar horizontes e expandir a "caixola mental".

Todo conhecimento vale muito a pena. Não existem limites, EBA! Formação é o remédio, SEM CONTRA-INDICAÇÕES.

Um comentário:

Y disse...

Acredito que a era da informação está chegando ao fim... Acredito que as pessoas que sairão na frente são os que se anteciparem a próxima era, seja ela qual for.

Abraços

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.