Já falei sobre educação algumas
vezes. Assunto bom. Assunto difícil. Assunto polêmico. Assunto necessário.
E sabe o Mario? Não “aquele que te
pegou atrás do armário", por favorzinho!
Estou falando do
filósofo-educador-cabeção e tudo de bom... Mario Sergio Cortella! Veja algumas
pérolas do Mário, da sua entrevista “Só um imbecil gostaria de fazer o que não
gosta”:
"Um jovem diz: eu quero fazer o
que eu gosto. Eu também. Só um imbecil gostaria de fazer o que não gosta. Todo
mundo gosta de fazer o que gosta. No entanto, para fazer o que gosta é preciso
que dê passos não tão agradáveis no cotidiano. Pois
bem, qualquer um sabe que para obter prazer em algo é preciso algumas coisas
que não são, no caminho, satisfatórias e prazerosas. Só que essa geração
atual foi criada sem esse tipo de transição entre o desejo e o fato, entre a
vontade e o sucesso, o anseio e a satisfação. Tem menino de 20 anos de idade
que nunca arrumou cama, lavou louça."
E mais: "A tecnologia não pode
ser nossa senhora, tem que ser nossa serva."
Eu,
Dorizinha, penso que isso é muuuuuuito certo. Qual o mérito em fazer bem aquilo
que gostamos? Não muito mérito. O mérito está em realizar bem aquilo que não
gostamos e aprendemos a lidar. Vida. Isso é a vida. Que se aprende!
Ainda
sobre esse assunto, sugiro ler Uma esperança na escola - Só Notícias
sonoticias.com.br
É um texto do Alexandre Garcia, que é tudo de bom! CONCORDO E MUITO!
Olha uma de suas pérolas do texto:
"A disciplina foi o caminho; a ordem e o respeito aos professores; o estímulo ao compromisso, à verdade, aos valores da família e da cidadania. E não fizeram mais que o óbvio."
E sabe de mais uma coisa? Não é porque "os tempos são outros" que podemos admitir certas coisas em sala de aula ou em qualquer outro lugar.
Olha uma de suas pérolas do texto:
"A disciplina foi o caminho; a ordem e o respeito aos professores; o estímulo ao compromisso, à verdade, aos valores da família e da cidadania. E não fizeram mais que o óbvio."
E sabe de mais uma coisa? Não é porque "os tempos são outros" que podemos admitir certas coisas em sala de aula ou em qualquer outro lugar.
SE LIGA! Ser uma pessoa que respeita limites
não é CHATO nem OBSOLETO muito menos FORA DA CASINHA. Os "mano" e as
"mina" tem que "tá ligado" que antes do festerê, tem o trabalhê.
E p.... meu: isso não é chato. Ser eclético
significa curtir a festa com a boa VIBE do UHUHU, mas entender que ler um livro
até chegar no trabalho pode ser mais SHOW que ficar o tempo todo no Whatsapp ou
nos últimos games que todos estão jogando.
E eu não estou falando aqui de jovens, não. Tem
muita gente grandinha sem lógica e raciocínio algum. Reflexo de nossa
construção medíocre da sociedade.
Se os pais já estão terceirizando a educação, e
as escolas fazendo vista grossa em nome da preguiça, da evasão zero ou da
necessidade do dindin que entra (transformando-se em FÁBRICA DE DIPLOMAS), vai
sobrar para as empresas educarem criaturas que estão cada vez mais, deixando de
serem seres humanos.
SENSUALIZE e DIVE menos. Menos SELFIE o tempo
todo e mais conteúdo. E se por acaso você for lá e PÁ... TROLE menos, porque
quem pode ficar “CHATIADO” é o seu chefinho. E nem sempre ele vai ser DOS SEUS.
SE LIGA, PESSOA.
Dicas bacanas:
A
cultura francesa de educação aos filhos (independência e autonomia das
crianças desde cedo com responsabilidade): veja o livro "Crianças francesas não fazem manha", de Pamela Druckermann.
Dez discursos
de formatura famosos que valem por toda vida: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/10-discursos-de-formatura-famosos-que-valem-para-a-vida-toda.
Veja "Competências para a escola do século 21": http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/2015/05/29/artigo-competencias-para-a-escola-do-seculo-21/.
Pensamento Reverso: DESCONSTRUIR PARA CONSTRUIR.
Ah,
e por que a imagem desse post? Nessas e em outras situações, professor ou o “profe” tem
que aguentar essas coisas... e essas ainda são bem “de boa”...
... mas é preciso repensar a educação para repensar a sociedade. Antes que ambos e todos estejamos no hospital. Ou no sanatório? Ou no necrotério? Será que já estamos?
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