Você quer um emprego ou um trabalho? Dãh, isso é a mesma coisa, você vai dizer! É NÃO, MY BROTHER! É NÃO! Emprego é aquela coisa “tipo” ficar sentado e esperar o final do dia; fazer qualquer coisa menos ENVOLVER-SE COM O TRABALHO, esperar o dindin do final do mês e “deu pros côcos”. TRABALHO é labutar, entregar-se de corpo e alma aos projetos e ações que fazemos, envolver-se, ser um worklover do trabalho (amar o que faz). Procure isso, e independente de onde estiver, vai ser um pouco mais feliz. Não importa aqui o salário (se bem que esse pode ser estimulante ou não).
E então, entro em duas questões relativas a trabalho: comunicação e liderança.
Qual a importância de uma boa comunicação para nossa vida profissional?
A comunicação é tudo, pois sempre falamos com alguém que fala com alguém que fala com alguém que fala sobre nós. Ela ajuda a formar nossa imagem profissional. Uma imagem correta ou distorcida daquilo que realmente somos. Seja profissionalmente ou pessoalmente.
Profissionalmente falando, vivemos em um mundo regido por aparências. E talvez esse seja um dos motivos que justifiquem a existência de bons profissionais escondidos por aí, sem atuar em “jobs” oportunos ao seu excelente perfil profissional. Em compensação, existem outros medíocres, ocupando escritórios amplos, com uma bela vista para o mar.
Por que isso, se esses últimos muitas vezes são mediocrezinhos?
Simples: porque se vendem bem. Comunicam-se bem. Isso não é defeito, ao contrário, é um feito. Não estou dizendo que concordo, apenas, estou expondo um fato. Que droga, isso.
E cabe aqueles que buscam “Jobs” aperfeiçoarem-se na arte de valorizar o seu currículo. Não importa a área em que estiver atuando ou queira atuar. E por sugestão, chame seu currículo de PROFILE, que usualmente tem sido usado nos recrutamentos de seleção profissional.
Mas não esqueça de uma coisinha vital: nada disso importa se você não tiver caráter + valores firmes e convictos. Graças a Deus, existem empresas que valorizam muito esses quesitos da personalidade. A Disney, por exemplo, tem como lema contratar pelo caráter e treinar as habilidades. Pense a respeito. Haja corretamente onde estiver. Pense em você, faça por você, mas sem prejudicar ou vampirizar ninguém. Deixe sua marca no mundo. BOA MARCA.
O lider é sempre uma escolha do grupo ou ele já nasce com esta missão?
Existem diversas teorias a respeito, e a que mais defendo, é a de Peter Drucker (filósofo e administrador austríaco, o papa da administração): você pode ser um líder nato ou se tornar líder, mas ser um BOM LIDER é uma construção diária.
LÍDER NATO OU NÃO, O IMPORTANTE É O QUANTO A GENTE SE PREPARA PARA A LIDERANÇA, SEMPRE. Exige estudo, empenho e dedicação. Liderança não é apenas mandar, não.
E é incrível como as empresas ainda não preparam suas lideranças. Na área comercial é esdrúxulo: é comum o melhor vendedor ser “promovido” a gerente comercial, e a partir daí, ter um péssimo desempenho. Acredito que o líder é um pouco (ou muito) servidor, e acima de tudo, um exemplo. Bom, é o que se espera dele.
Voltando a Peter Drucker, veja as atitudes essenciais de um bom líder:
1) Perguntar sobre as providências a serem necessariamente tomadas;
2) Buscar as coisas certas para a empresa;
3) Ter um plano de ação claro;
4) Não fugir das responsabilidades;
5) Ser um bom comunicador;
6) Ter foco em oportunidades, não em problemas;
7) Transformar as reuniões em acontecimentos produtivos;
8) Usar o pronome pessoal “nós” e evitar o “eu”.
“Liderança é caráter em ação” (by Warren Bennis). De volta ao caráter. Caráter, então, é tudo. DE BOM.
E não esqueça do que Aristóteles (filósofo) falou: "O prazer no trabalho aperfeiçoa a obra".
E veja uma dica de Stephen Kanitz, no site http://www.kanitz.com/veja/bill_gates.asp
Um comentário:
parabéns pelo blog....
ótimo texto sobre emprego e oportunidades....temos que estar sempre atentos e focados em nossos objetivos,buscar sempre o que há de melhor em nossa atividade,enfim o aperfeiçoamento é infinito....continuarei acompanhando suas publicações!
abraços>>>>
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