O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Crianças vêem, crianças fazem


Tem uma campanha circulando na internet que mostra crianças seguindo adultos, como sombras. Elas repetem tudo que eles fazem: fumam, jogam lixo no chão, estragam o patrimônio coletivo, se omitem prá ajudar, batem em animais e humilham pessoas. Espancam e agridem verbalmente. E encerra assim: “Children see. Children do. Make our influence positive” (Crianças vêem. Crianças fazem. Gere influências positivas).

Em contraponto, existe um filme chamado “A Corrente do Bem”, que conta a história de um menino (Trevor) que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um. Seu professor, todo início de ano letivo propõe um desafio às classes: observar o mundo à sua volta e concertar aquilo que não gosta. Trevor propõe uma espécie de corrente da caridade: cada um faz um favor a 3 pessoas e cada uma dessas 3 faz caridade a mais 3, e assim por diante. Assim, a corrente cresceria em progressão geométrica: de 3 para 9, daí para 27 e assim sucessivamente. Trevor resolve colocar seu projeto em prática, a começar por sua mãe. O que ele não esperava é que a corrente fosse chegar tão longe, a ponto da corrente do bem, iniciada em Las Vegas, espalhar-se pelos Estados Unidos. Essa é a CORRENTE DO BEM.

Ano de Olimpíadas. Ano de Eleição. Estabelecemos aqui outro contraponto: direitos e deveres. Para a maioria das pessoas, as eleições são como um remédio amargo: a gente sabe que tem que tomar, porque pode ajudar. Mas não gosta. Já no caso dos esportes, é um pouco diferente: a gente sabe que deveria praticar, mas nem sempre o faz. Mas todo mundo sabe, ou ao menos a maioria, dos benefícios do esporte. Exercitar-se é bom. Evita colesterol, gordura, deixa a gente mais ativo, mais feliz, libera endorfinas, faz bem prá pele.

Mas o esporte tem um benefício ainda maior: as pessoas tornarem-se iguais. Não tem rico, pobre, tem GENTE QUE FAZ. O esporte é uma das formas mais coerentes de sociabilizar as pessoas, de fazê-las participar, interagir. De forma individual ou coletiva (no caso dos esportes de equipes), a gente sente que está participando. Que atua no mundo. E olha só: na adolescência, é vital para evitar drogas ou pensamentos não tão produtivos. Porque estimula uma vida mais saudável.

O ESPORTE TEM UM BENEFÍCIO SOCIAL INESTIMÁVEL.

E no caso das Olimpíadas, que é um evento esportivo, gera renda extra, faz a economia circular. Então, praticar esportes, ativamente ou como incentivador, faz mais do que bem prá pele. Faz bem pro mundo. Faz mais CORRENTES DO BEM. Gera muitos outros TREVOR’s por aí. Participe de alguma maneira. Nem que seja apoiando aqueles que fazem a diferença. Os seres humanos TREVOR’s.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.