O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

domingo, 12 de outubro de 2008

Procurando os ovinhos perdidos

Mudanças estão acontecendo no mundo. As pessoas estão buscando a essência, a volta aos valores, o retorno ao que é verdadeiro, ímpar. E por isso, nesse momento de revitalização, de revisão, que podemos chamar de ressurreição, vamos comparar a vida ao sentido da Páscoa? Fazer de conta que cada ovinho de Páscoa é um sentimento “do bem”, que a gente julgou ter perdido?

Vamos fazer um paralelo entre a Páscoa, os esportes e crianças. Acompanhe.

Esportes, crianças e a Páscoa são a volta da essência, são o renascer, são as buscas dos nossos valores. São o retorno ao lar, o retorno ao EBA. Acompanhe: crianças ás vezes estão “contaminadas” com nossos mesquinhos valores do PARECER SER, mas isso não dura muito... Já nos esportes, você não engana muito tempo. Ou é bom ou busca ser bom. Você tem que dar resultado, você tem que mostrar a sua verdadeira proposta...

Você tem que SER de fato.

E a Páscoa? A Páscoa é uma das festas mais essência que existem: claro que tem os seus presentes, seu lado consumista, mas sinceramente, nada tem mais valor do que procurar o ninhozinho. Nada tem um sabor mais gostoso, um sabor mais “alma” do que, numa manhã de um domingo de Abril, procurar os ovinhos que o "Coelhinho" deixou.. Aquela sensação de retorno ao lar, de retorno ao SER.

Na real, parece um paradoxo: perdemos a inocência, não acreditamos mais nas coisas, mas precisamos acreditar. Queremos a verdade, queremos vivenciar sensações, produtos, serviços. Sim, e isso tudo também vale para marcas e empresas.

A gente não consegue ser o que não é, enganar e iludir, por muito tempo. Uma empresa também não. Por isso, nunca se falou tanto em ética como tem se falado.

Mas o que é ética? Ética é procurar os seus ovinhos de páscoa, sem roubar do ninho do seu irmão; ética é não votar em pessoas que você sabe que “não são lá essas coisas”, mas que podem lhe ajudar; ética é fazer bem feito o que você tem que fazer; ética é uma prática, não é uma ação isolada. Quando você pratica a ética, ou seja, a análise do bem e do mal e faz ações de acordo com o justo caráter, você está praticando ética. Você deve pensar e agir eticamente a cada dia, é uma construção. É um renascimento. É a volta ao ninho. Ao ninho do bem que cada ser humano é feito. E que seja um ninho repleto de muitos chocolates ou amendoins torrados com aquele açúcar gostosinho que só a avó da gente sabe fazer, deliciosos, doces, bem docinhos...

Ética é a volta a essência. O lado VERDADE.

Vamos reproduzir mais que coelho esse sentimento que se transforma em ação, e assim, cada vez vão existir mais PESSOAS-GENTE no mundo. Vamos fazer a corrente da busca dos ovinhos de páscoa. Operação “Procurando os ovos perdidos”. EBA!

Um comentário:

Unknown disse...

Dóris!
Li tudinho!!!! Gostei muito!
Parabéns!!!
Para pensar:
Corrupção...há solução???? (tem um texto no meu blog sobre este tema, dá uma olhada vais gostar!)
Sim, só depende de cada um agir com ética e seguir o caminho da autora procurar os ovinhos de chocolate corretos!
beijos e tudo de bom!
Amélia

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.