O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

terça-feira, 29 de maio de 2018

O que significa o aumento dos combustíveis para você?



O que significa o aumento dos combustíveis para você?
PARTE 1

Sabe, o ser humano é estranho. Cada vez mais, vejo isso. Ele tem dificuldade em analisar. Entender processos. Enxergar de forma sistêmica.

Mas o que é "enxergar de FORMA SISTÊMICA"? Vamos pensar juntos.

1) Você, que não tem carro ou anda de ônibus ou anda de trem ou anda de "Uber" ou anda à cavalo, VOCÊ acha que esse problema não é seu, acha? ACHA MESMO?

Desculpa dizer, mas ele é SEU problema. Porque você não é um anjo de asas ou um ser alado, é? E se for, seja mais empático, nézinho? O que que acontece? Vamos lá. Economia e comportamento. Leis de Mercado. Consumo e tudodebom. Se o combustível aumenta, tudo aumenta. Por que que? Vamos ao número 2.

2) Quase tudo, tem um componente oriundo do petróleo. As coisas que são feitas e não vêm da natureza, ou seja, são manufaturadas, precisam de componentes.

Você acha que o preço não será repassado para o produto final, e depois, para o consumidor? Eu, você e todos nós? VAI. Não tem como ser diferente, criatura. Cara pálida, não tem.

Outra questão: as coisas que são produzidas láááá longe de nós, precisam ser transportadas. Bingo! Então, de novo: anjos não transportam para nosotros, pessoinha.

Então, ainda acha que "isso não tem nada a ver comigo, eu pego Uber"??? Ah, tá. Nem se você vem de jumento, bonito ou bonita. Tá, se você é eremita, vá lá. TALVEZ não lhe afete.
(acompanhe a PARTE 2 desse raciocínio, leitor ou leitora amados)

O que significa o aumento dos combustíveis para você?
PARTE 2

Ainda pensando de FORMA SISTÊMICA, vamos pensar juntos. JUNTOS, tá ligado?

1) Economia e comportamento. Leis de Mercado. Consumo e tudodebom de novo. Teletubs. De noooooovo.

Não caia na vibe de que o Governo é bonzinho. NO WAY. Aliás, de bonzinho, ele não tem nada. E tem uma péssima mania, que aliás, não tem como ser diferente. Explico tudinho.

Como o Governo não produz bens (e os serviços são para nós todos, mas são pagos por nós todos) para se sustentar, ele precisa de... DINDIN! E de onde vem esse dindin? De nós. Na forma de impostos.

Tá, mas esses impostos, tiram de nós, né? Dá para tirar os impostos? Dá, não. Mas olha, esse mesmo Governo, que nós sabemos que tem muuuuuuuitas falhas, é como um elefante gordo, que consome toda água. NOSSA água. NÃO SERIA A HORA, DE UMA VEZ POR TODAS, DESSE GOVERNO EMAGRECER?

Tá, você vai dizer que elefantes são assim mesmo. Então, que tal trocar o Governo? E mais que trocar de elefante para girafa, sei lá, que tal trocar o processo, o método, o sistema, O MECANISMO?

2) Pare de culpar o empresário. Tá. Ok. Ele às vezes, é fominha. Eu sei. Mas puxa, se fosse você o empreendedor, iria gostar de criar uma empresa, para perder dinheiro?

NÃO, NÉ? Então, se liga, pessoa que é empregada/colaboradora: o lucro não é pecado. Ele faz a gente poder consumir. A gente NÓS TODOS.

MAS...
... VOCÊ, empreendedor, empresário, tiozinho do money, não seja tão oportunista. Perceba o mundo. Se você matar o consumidor, quem vai comprar de você? E se você, que está no B2B, matar seu cliente, como ele vai vender?

Brasileiros e brasileiras, está na hora da gente pensar mais. Caso contrário, haja combustível para a gente VIVER.

(não esqueça de ler a PARTE 1 desse raciocínio meigo, lépido e faceiro)

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.