O que está por trás de você, Tia Marca?
Vamos fazer de conta que essa é uma carta de um consumidor, diretamente para uma empresa:
“Senhora Dona Marca (marca de qualquer produto, serviço ou situação)!
Estou lhe escrevendo porque quero saber o que está “por trás” de você. E na verdade, pela frente. Dos lados, acima, abaixo.
Sabe, a muitos anos venho consumindo, consumindo e consumindo. Algumas coisas mais, outras menos. E estou sendo fiel (na maior parte do tempo), mas ando cansado de você. Cansado de não saber de fato, quem é você. O que se esconde na alma dessa marca? Quem de fato, faz essa marca?”
Na verdade, cada vez mais pessoas querem saber a essência das marcas, seus atributos, sua origem, suas verdades. E esperam que as atitudes não tenham divergência com as palavras bonitinhas, normalmente pronunciadas em sua comunicação.
Sabe o caso Unilever? Divulgar a marca corporativa junto aos produtos, mostrando a alma desses produtos, foi um ato inovador dessa marca, e que muitos bons frutos está trazendo a ela, INCLUSIVE, em termos de faturamento. Ou seja, divulgar a marca gera negócios, vendas. Por meio da marca corporativa, pode-se divulgar os valores e compromissos sociais daquela marca. E de qualquer outra marca. E daí, as pessoas se identificam com essa marca. E compram tudo que vem através dela.
Olha o que achei na internet:
As empresas expressam a sua individualidade através da sua identidade e com esse propósito criam expressões visuais e verbais. À medida que os produtos e serviços se tornam indiferenciados, que as novas tecnologias criam padrões de qualidade idênticos, que a competição aumenta e oferece inúmeras possibilidades de escolha, a diferenciação torna-se um imperativo para as empresas. Só uma marca forte consegue ser recordada num mercado saturado de produtos e serviços.
E veja o que encontrei na Internet, sobre o case Unilever:
Veja, assunto sobre marca corporativa: http://www.mundodomarketing.com.br/5,5250,marca-corporativa-e-marca-de-produto.-ou-o-jogo-dos-sete-erros-mais-comuns.htm
E ainda: http://pos.unijorge.edu.br/noticias/prg_not_det.cfm?cod=154
Mais: http://www.amanha.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?NoticiaID=a01571f6-d995-4268-8046-a3ae86ed7684
Sem verdade = No Way. Não existe construção de marca sem a verdade sobre essa marca.
Sem verdade = No Way. Não existe construção de marca sem a verdade sobre essa marca.
Um comentário:
Taí uma grande verdade que o mercado às vezes "fecha" os olhos. Saudações!
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