O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

domingo, 22 de março de 2009

BBB EXEMPLO



Prá começar a polêmica, manifestarei se sou contra ou a favor do BBB: sou a favor. Entre prós e contras, sou a favor. Como entretenimento e algumas liçõezinhas de caráter, sim.

Vamos discutir a respeito? Lá vai.

O que é o BIG BROTHER (do Big Brother até o Big Brother Brasil, pesquisado na Internet)?

Big Brother é um popular reality show, criado em 1999, por John de Mol, um executivo da TV holandesa, sócio da empresa Endemol. Esse reality show envolve pessoas comuns e selecionadas para conviverem juntas dentro de uma mesma casa, vigiadas por câmeras, 24 horas por dia e sem contato com o mundo externo, passando a fazer parte de um programa televisivo. As expulsões da casa são decididas pela audiência, e por final, aquele que permanece por mais tempo na casa, recebe um prêmio. Normalmente, um enorme prêmio em dinheiro.

O nome do programa foi inspirado no personagem Big Brother (em alguns países o nome do programa é traduzido, o que não foi o caso de outros, como o Brasil e Portugal) do filme 1984, de George Orwell. Big Brother (ou Grande Irmão) é o líder que tudo vê da utópica Oceania, governante do mundo ocidental em um futuro fictício. Representado pela figura de um homem que provavelmente não exista, vigia todos através das chamadas teletelas, governando de forma despótica e manipulando a forma de pensar dos habitantes.

O Big Brother orwelliano, na verdade, é o apresentador do programa. Ele é o único contato que os participantes tem com o mundo fora da casa. Além disso, como por exemplo na versão brasileira com Pedro Bial, o apresentador também assume a função de grande irmão ao instruir psicologicamente os participantes. É curioso notar que como em 1984, quando os participantes do Big Brother veem a éfige do apresentador na tela, esses o enaltecem da mesma forma que os habitantes da Oceania fazem com o Grande Irmão.

No Brasil, o programa teve a primeira edição realizada em 2000, transmitida pela Rede Globo. E em 2009 já está na nona edição.

Quem foi George Orwell (pesquisado da internet)?

Eric Arthur Blair foi um jornalista e romancista britânico, que escreveu sob o pseudônimo George Orwell. Sua escrita é marcada por descrições concisas de eventos e condições sociais e o desprezo por todos os tipos de autoridade. É mais conhecido por suas duas obras maiores, 1984 (crítica ao autoritarismo), e A Revolução dos Bichos (uma sátira ao stalinismo).

O que Pedro Bial fala a respeito do BBB (pesquisado na internet)?

Função do BBB: Não acho que a função do programa é educativa e cultural. É entretenimento. Mas um bom entretenimento pode abrir canais. Se divertir nunca é perda de tempo. É chato ficar nessa posição defensiva. Mas eu visto a camisa mesmo.

Ouro de tolo: Nas primeiras edições, eu não entendia nada daquilo. Tem aspectos chocantes. Mas com o tempo comecei a ganhar olhos mais compassivos, ver os participantes com mais compaixão. Tem um poema do Paulo Henriques Brito, chamado “Biodiversidade”, fala do poeta como uma tartaruga. Esses caras, de certa maneira, acham que através do Big Brother vão poder achar uma nova identidade, de ex-BBB. Eu não invejaria, mas é legítimo. Agora, é ouro de tolo? É ouro de tolo. Mas como programa de televisão, é muito legal.

Bem, e agora vou falar sobre o mito do herói e do vilão. Continua acompanhando.

A essência do herói não é a nobreza ou a bravura, mas sim o sacrifício. O herói mitológico é aquele que passará pela separação e por adversidades pelo bem daqueles que preza. O herói é aquele que tem um preço a pagar para atingir seus objetivos. Já o vilão é um personagem maliciosamente cruel que está envolvido ou é adepto de condutas malignas ou criminosas.

Uma das coisas que alimentam o Big Brother, seja no Brasil ou “sei lá eu aonde”, é essa nossa mania humana de caracterizar as pessoas em heróis e vilões. Fulano é bacana, beltrano não. O certo e o errado. O bem e o mal. Deus e o demônio. E é claro, a produção do programa muito sabiamente, ajuda a construir isso, onde os telespectadores tiram suas conclusões.

Afinal, o Big Brother tem cenas da vida real ou é pura encenação? É real. A questão é que na edição, a produção do programa conduz um pouco os “personagens”. Mas na real, isso nada mais é do que a vida real. A gente também conduz os personagens da nossa vida cotidiana da mesma forma. Pare e pense: você vai ver que é um grande produtor executivo de programa. O programa da sua vida.

Então, antes de mais nada, encare o BB ou o BBB pelo lado entretenimento ou lúdico: aproveite para ensinar bons exemplos que aparecem. Esqueça os personagens Ana ou Ralf, Maíra ou Francine, Priscila ou Josi, Max ou Naiá: perceba o que cada um deles tem de exemplo. De preferência, os bons exemplos.

Se é ou não é verdade? Não importa. O BB é um show de entretenimento e de ANÁLISE do comportamento humano. Encenado ou verdadeiro, podemos analisar as pessoas sob a ótica de seus valores. E é ai que reside a mensagem maior. Então, relaxa e assista sem dor na consciência: divirta-se. Afinal, tem poucas coisas na vida que não são encenadas.

E prá quem não sabe, na primeira edição BRASIL, fui selecionada na etapa 1. Não permaneci, porque não gravei o vídeo de apresentação. Preguiça ou falta de coragem? Sei lá... Mas de alguma forma, na minha apresentação inicial, gostaram de meu perfil. Vai ver que ás vezes, vale a pena pensar diferente.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.