O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sábado, 21 de março de 2009

Tattoo da Alma



Sempre gostei de tatuagem. A muitos anos. Mas resolvi fazê-las (tenho 05, por enquanto), somente com 40 anos. Quarenta anos, cravadinhos. Antes de completar os 41, fiz as 05. A primeira é a imagem desse texto, nas costas. Tenho ainda uma cruz, um escorpião, uma lua e um sol. Ainda farei uma fênix e um dragão.

Tatuagem é rebeldia, demonstrar ser arrojado? Do contra? Que bobagem. Tatuagem nada mais é do que uma expressão de nossa alma, saindo um pouco para fora. Externalizando um pouquinho a alma.

Por isso, tattoo é coisa séria. A imagem que você escolhe, tem que ser uma história na sua vida. Tem que ter um motivo, importante prá você. Para os outros, só basta ser bonitinha. Mas prá você, é uma cicatriz da alma.

Os índios e outras culturas mais esotéricas e espiritualizadas, também acreditam nisso.

E dói? Dói, sim. Mas pouquinho. As dores da alma são bem mais complicadas, ou ainda, uma fratura de osso, ou uma luxação do joelho (essa, eu garanto).

Veja o que achei na internet:

“Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.

Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com cruzes, as letras IHS, o peixe, as letras gregas. Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns.

Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas.

No Brasil, o precursor da tatuagem moderna foi um cidadão dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen, conhecido popularmente como Lucky, ou Mr. Tattoo. Chegando por aqui em 1959, Lucky se estabeleceu em Santos-SP, utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional. Lucky teve uma participação real no mundo da tatuagem brasileira. Os tatuadores chegam a dizer que por mais imperfeita que seja a tatuagem de Lucky, ela vale muito, pois foi graças ao dinamarquês que o Brasil entrou no mapa da tatuagem moderna. Lucky foi notícia em vários jornais, e em 1975 o jornal “O Globo” o considerou o único tatuador profissional da América do Sul, sendo sua morte noticiada no Jornal “A Tribuna" de Santos no dia 18 de dezembro de 1983. Por um bom tempo Lucky continuou sendo o único, até que começaram a aparecer os seus seguidores, que herdaram dele as técnicas e a arte de fazer tatuagem.”

Veja um pouco mais da história da tattoo, no site: http://www.portaltattoo.com/tatuagem/historia/

Veja também, trechos da minha conversa-entrevista com o pessoal da Tattoo Arte (www.fotolog.com/edertattooarte), meus tatuadores oficiais (quem fala é Franciele Dutra):

- Quanto tempo tem a Tattoo Arte? 11 anos
- Quais seus diferenciais? Paixão por tattoo, como arte; equipe preparada, em constante evolução e aprimoramento, com várias premiações em eventos e reconhecimento no Brasil e Exterior; ambiente aconchegante, com conceito de loja de tattoo
- Qual o período ideal para fazer tatuagem? Aconselhamos realizar a tattoo nas temperaturas mais baixas, ideal no outono ou primavera. No verão, a possível não mudança de hábito pode afetar o resultado ou cicatrização (veja cuidados necessários, mais adiante)
- Ainda existe muito preconceito? Pouquíssimo. Mesmo porque, hoje, ela está associada a moda, e é uma forma de marcar a vida, registrar seu estilo pelo mundo
- Quais os cuidados básicos? Após a execução da tattoo, é importante:
Mantê-la limpa
Usar a pomada cicatrizante
Não expor-se ao sol, cloro de piscina
Não realizar banhos de imersão, nem bronzeamento
Manter hidratada a pele aplicada com tattoo
- Quem aplica mais tattoo? Hoje, mais mulheres, pela moda
- Qual a faixa etária que procura vocês? Pessoas dos 13 aos 80 anos
- Qual a mensagem que vocês querem deixar? A origem do tatuador é muito importante, busque referências e indicações. A tatuagem pode ser perigosa, se não realizada em lugares higienicamente corretos, com equipamentos ideais para a aplicação. Também tenha consciência da imagem que você está realizando, pesquise sobre seus significados. Seguindo esses 3 conselhos básicos, não tem erro: você vai acabar fazendo mais do que uma tatuagem somente!

Tatuagem de alma. Tatuagem da sua alma. Procure a sua. Adorei e não me arrependi. E confesso: além de bonito, é atraente.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.