O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Enxergando com o "grande olho"



Cidades cosmopolitas ou prainha sossegada? Acho que as pessoas podem ter ou ser mais de uma coisa ao mesmo tempo. Mas sempre vai imperar uma delas. Por exemplo: você pode gostar de algumas coisas de Nova York, mas apreciar uma bela, pacata e isolada prainha (daquelas que quase ninguém, ou só você conhece. Ou melhor, você e seu “amor da vida”, que tal?).

Quais as vantagens de se viver em uma cidade cosmopolita? Vejo muitas.

E quais as vantagens de se viver em uma prainha isolada, tipo ilha? Vejo algumas.

Só aí, você já percebe que sou mais favorável a primeira, né (apesar de amar uma prainha repleta de surfistas)? Mas EBA! Que sorte que nem todos pensam da mesma forma. Já imaginou mais pessoas em Nova York ou São Paulo? Uau! É muita gente!

Tire suas conclusões, com base nessa pesquisa na Internet, abaixo.

Uma cidade cosmopolita tem algumas características:
a) Habitantes de diversos países do mundo;
b) Aspectos comuns a outros países do mundo, sofrendo influência deles na alimentação, idioma, arquitetura, indumentária, folclore, costumes, tradições, artes.

Já uma cidade interiorana:
a) Tem a chamada “qualidade de vida”, com menos poluição sonora e ecológica, menos stress e síndrome de urgência, menos violência;
b) A cultura local é preservada, muitas vezes em detrimento de um pensamento mais global.

"Cidade de mil povos, capital financeira, cidade conectada no mundo virtual e real das trocas, potência econômica do país, berço de movimentos sociais e lideranças políticas. No entanto, é uma cidade partida, cravada por muros visíveis e invisíveis que a esgarçam em guetos e fortalezas, sitiando-a e transformando seus espaços públicos em praças de guerra." - trecho do Caderno “Folha Explica São Paulo”.

Um cosmopolita ou cidadão do mundo é uma pessoa que deseja transcender a divisão geopolítica e agir de modo mais independente, sem perder os valores, mas pensando e agindo de uma forma coletiva generalista, independente da nacionalidade, valorizando mais a meritocracia, com objetivos comuns ao grupo.

Já uma pessoa provinciana, apresenta estreiteza de espírito resultante da falta de contato com atividades culturais ou intelectuais variadas, passando a agir conforme os valores “da terra”; e principalmente age com devoção a própria província em detrimento da nação como um todo.

Então, sabe qual seria o ideal, ao menos, o MEU ideal? Viver em uma prainha distante, mas com todo acesso a tecnologia e com pessoas cosmopolitas. Ou seja, quem faz o lugar, são as pessoas. Viver em uma prainha com GENTE cosmopolita é o paraíso. Gente que sabe viver bem tem visão de mundo, menos preconceitos e age de acordo com valores do mundo.

Visão de horizonte. Gosto mais disso. De um horizonte construído com garra e sabedoria, e um bocadinho de sossego. Mas só um pouquinho. Porque sossego demais, não nos permite enxergar o todo, com o “grande olho”. Visão gigante.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.