O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

domingo, 15 de março de 2009

Artes da Alma



Do surrealismo de Salvador Dali ao ineditismo do Cirque Du Soleil, alguém aí consegue ficar sem a emoção à flor da pele ao ver uma obra assim? Artes inéditas, surreais, de concepção inovadora e profundamente ALMA. Uma experiência memorável. Chamo artes diferentes de ARTES DA ALMA.

Mágica, papel picado, voz humana sintetizada, sombras, pirotecnia e performance teatral. Pernas de pau, dançarinos, artistas plásticos, escritores que pensam diferente. Coisa tipo Matrix, Lost, Arquivo X.

Artistas de rua, manifestações de arte contemporânea. Tudo isso é extremamente vital para fortalecer os valores humanos, o que nos torna diferentes dos seres sem noção, dos seres sem alma. Seres lama, o contrário dos seres alma.

Blue Man Group, Cirque Du Soleil, Coral 25 de Julho de Porto Alegre, estratégia do Oceano Azul.

Graças a Deus, o mundo das artes está evoluindo dia-a-dia. E falo aqui, das artes que a alguns anos, eram discriminadas. São usadas hoje como apoio a lançamento de marcas e produtos, e estão inseridas nas verbas publicitárias (patrocínios) de marcas consagradamente “sérias” (antigamente, como marcas grandes e mundiais poderiam patrocinar o Cirque Du Soleil, por exemplo?).

O circo ou as performances lúdicas de rua, já consagraram profissionais que têm vivido (e bem) da sua arte. Em 1989 fui a Europa, e na época, vi muito disso. No Brasil não era tão comum, mas alguma coisa já se via. Com olhos meio discriminadores, infelizmente. Mentes pequenas.

Mas como digo, GRAÇAS A DEUS (e a visão e atitude de alguns desbravadores das artes, do marketing e até do dinheiro, ou seja, empresários), isso está mudando e evoluindo dia-a-dia. O que muito me deixa feliz.

Porque confesso que sou uma quase artista. Ao menos, de alma.

Quando mais jovem, dancei, cantei, fiz teatro. Só não fiz malabares, o que me arrependo muito. Na época, queria ter buscado profissionalmente viver da arte, o que me tornou alguns anos depois, além da minha formação como Publicitária, Produtora de Eventos. Porque isso me deixava mais próxima daquilo que salienta os valores humanos: as artes.

Esse texto é uma “homenagem” a todos os artistas que enquadro como artistas “diferentes”, criadores de novas artes, e de formas novas de ver a arte. Eis uma listinha pesquisada na internet (se você quiser colaborar, manda novas sugestões para meu email ou coloca um comentário aí, brother or sister!):

- Cia de Dança Débora Colker: é sem dúvida, uma das melhores do Brasil. Pela qualidade das coreografias (cujos temas universais comovem um vasto público) e dos dançarinos, não está longe de conseguir um bom lugar no meio das companhias privadas mais importantes do mundo. O sucesso de suas turnês na Europa e nos Estados Unidos é prova disto.

- Momix: é uma companhia de danças dos Estados Unidos, criada em 1981. Além da dança, mescla técnicas circenses e desenhos de luzes, criando uma atmosfera surrealista atrelada ao corpo humano.

- Kiss: é uma banda de Hard Rock/Heavy Metal dos Estados Unidos, formada em 1973. Conhecida mundialmente por suas maquiagens, e por seus concertos muito elaborados e até exagerados que incluem guitarras esfumaçantes, cuspir fogo e sangue, pirotecnias e muito mais.

- Kraftwerk: é um grupo musical alemão que inventou um estilo de música techno totalmente feita e tocada por meio de sintetizadores, tornando a música eletrônica mais acessível ao grande público, principalmente porque se tornaram os precursores de estilos como o techno e o electro, bem como a dance music em geral. A banda foi fundada em 1970.

- Teatro Negro de Praga: seu principio consiste num truque de óptica que tira partido de uma imperfeição do olho humano que não consegue distinguir objetos negros sobre um fundo negro. Usado na China para entreter os imperadores, este princípio foi adotado no século XVIII pelos japoneses nos teatros de marionetes, posteriormente introduzido na Europa por titereiros franceses e, por fim, transformado num tipo de linguagem visual e cênica que quebra as barreiras da língua e transforma esta arte de representar numa forma de comunicação virtualmente universal.

- Slava's Snow Show: é um espetáculo que explora as emoções da forma mais simplista possível. Consegue fazer com que nos esqueçamos completamente das frustrações, cinismos e outros sofrimentos da vida.Como podemos explicar o fato de ver adultos brincarem com a "neve" de Slava, que cai durante o espetáculo, ou mesmo outras brincadeiras que levam as crianças e os adultos a esquecerem as suas diferenças?

- Enigma: é um projeto musical elaborado pelo alemão Michael Cretu e grupo, em 1990. Mixando canto gregoriano a música new age, o grupo criou um estilo próprio de manifestação musical. Muitas de suas canções são usadas em publicidade, filmes e até mesmo como ilustração de matérias jornalísticas ao redor do mundo. Enigma não é uma banda propriamente, mas um projeto musical, pois os artistas são convidados somente para participarem de determinados álbuns.

- Gotan Project: é um grupo musical formado em Paris, em 1990, constituído por um músico francês, um suiço e um argentino. A sua música insere-se ao tango, mas com elementos eletrônicos que dão ao seu estilo uma nova forma de fazer esse gênero: o tango eletrônico. O nome deste trio vem do anagrama da palavra tango, que ao trocar as sílabas fica gotan.

- Blue Man Group: é uma organização fundada pelo criativo Phil Stanton, Chris Wink, e Matt Goldman, centrada em um trio de artistas mudos que apresentam-se com uma máscara de tinta azul de látex e roupas pretas. Blue Man Group incorpora uma música rock (com ênfase na percussão), estranhos adereços e iluminação de show. Também acontece a participação da platéia: em fileiras da frente, onde são fornecidos capas plásticas, a fim de protegê-los de tintas e outros materiais que são lançados em direção ao público. O grupo é bem-humorado, enérgico e, muitas vezes, emprega pensamentos que provocam sátiras sobre a vida moderna.

- O Cirque du Soleil ("Circo do Sol", em francês): é uma companhia circense com base no Canadá. Cada espetáculo do Cirque du Soleil é a síntese da inovação do circo, contando com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo durante as apresentações. É a total inovação da arte, mesclando canto, dança e teatro.

- Expresso 25: é um grupo musical brasileiro de MPB originado do antigo Coral 25 de Julho de Porto Alegre (RS-Brasil). Sua proposta é abrir novos caminhos para o canto coral através de uma estética diferenciada. Incorpora elementos cênicos como iluminação, figurinos, cenário, acrescentando elementos rítmicos compostos de percussão corporal e instrumental e movimentos coreográficos, compondo interpretação e extrapolando o conceito de cantor para o de artista.

- O estilo surrealista de Salvador Dalí: foi um importante pintor catalão, com um trabalho que chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Salvador Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Tinha uma reconhecida tendência a atitudes e realizações extravagantes destinadas a chamar a atenção, o que por vezes aborrecia aqueles que apreciavam a sua arte, já que sua forma de estar teatral e excêntrica tendia a eclipsar o seu trabalho artístico. As características deste estilo: uma combinação do representativo, do abstrato, e do psicológico. Segundo os surrealistas, a arte deve se libertar das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, expressando o inconsciente e os sonhos.

E olha, tem artes que nem citei, como o cinema. Se eu pensar um pouco mais, vou achar um produtor/diretor de cinema, que faz cinema diferente. Chaplin, pode ser?

O bom disso tudo, é que ARTES DA ALMA, não encontram limites. Nem mesmo na ignorância humana.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.