De acordo com Philip Kotler, "O marketing passou de ser apenas um processo de vendas e publicidade para ser um conjunto de processos em criar, comunicar, transmitir e entregar valor".
Veja algumas características desse novo marketing 3.0 apontadas em palestra de Kotler:
- Marketing da missão: a missão é ajudar o cliente a realizar suas aspirações e seu lado da compaixão
- Marketing de valores: mostrar valores para buscar novos que façam a diferença
- Marketing da visão: transmitindo a visão de sustentabilidade corporativa para os acionistas, colaboradores e consumidores
- Uma marca ser forte hoje não significa que será forte assim para sempre. Tem que se fazer mais do que uma manutenção da marca, é necessária a criação de marca. Ela deve empolgar
- As marcas terão que oferecer "significado" e "autenticidade" através de novos valores e uma nova visão mercadológica
“A missão do marketing 3.0 nas empresas consiste em estabelecer um elo com o cliente, promover a sustentabilidade no planeta e melhorar a vida dos pobres. Se você criar um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade”, destacou o especialista.
Philip Kotler: É autor das mais importantes obras já editadas na área de Marketing, traduzidas para mais de 20 idiomas e que ultrapassam a marca de cinco milhões de cópias vendidas em 58 países. Ao todo, Kotler escreveu 44 livros, sendo que 13 foram publicados nos últimos cinco anos.
E o que eu penso? Acredito em tudo acima, e mais: acredito que pode ser feito. E deve ser. Menos promocional o tempo todo, mais valorização da essência da marca. Porque tudo que uma marca faz, volta prá ela. Seja bom ou não.
E essas empresas, que praticam o Marketing 3.0, serão as novas marcas hipnotizantes do mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário