Acendendo ou Estimulando Movimentos Culturais.
Estive em uma das palestras do Maxi Mídia Sat Porto Alegre 2010 (organizado pela Starter Comunicação, nessa edição gaúcha do evento), especificamente, aquela que desenvolveu e discutiu o assunto do titulo desse texto.
E vejam o que dizem sobre o assunto, os organizadores do evento:
“A utilização do Movimento Cultural como plataforma de comunicação transforma consumidores em defensores e multiplicadores da marca. Para nossa palestrante (a citar, Ilana Bryant, da StrawberryFrog/Estados Unidos), a estratégia mais correta é desenvolver movimentos "de fora para dentro", que nascem do consumidor e envolvem a marca. Nesse sentido, é preciso criar elos de conexão autênticos entre as duas partes, construindo comunidades, inspirando ações e criando ferramentas e oportunidades para integração entre as pessoas e as empresas.”
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Transmito prá vocês, algumas questões sobre a palestra:
- Movimentos culturais e pró-criação com consumidores: relevância cultural gera burburinhos, noticias e defensores da marca. Baseados em valores e filosofia de uma marca. Ligação emocional com a comunicação.
- Existe algo de errado com a propaganda de antigamente, feita agora. No passado, era mais fácil, poucas marcas e as famílias sempre juntinhas, com poucos produtos. As pessoas estão cada vez menos ligadas na propaganda, tempo compartilhado com a informação. Nosso cérebro deleta/filtra informações.
- Convergência digital com novas tecnologias, redes sociais, marketing focado, marcas precisam ser transparentes.
- Movimento marketing cultural x propaganda tradicional (esse tem uma via só e é individual; o primeiro envolve a mídia social e é coletivo).
- Marketing tradicional fala dos benefícios do produto e o marketing cultural, dos valores da marca.
Vejam alguns cases interessantes do que estamos falando aqui:
- Apple = exemplo de comunidade única
- Cola Pritt = criatividade constrói pessoas
- True North = relevância cultural
- Earth Hour = milhões de mídia em cobertura gratuita
- Campanha Pepsi = faça download de sua idéia
- Sabra = experimente o produto
- Cola Pritt = criatividade constrói pessoas
- True North = relevância cultural
- Earth Hour = milhões de mídia em cobertura gratuita
- Campanha Pepsi = faça download de sua idéia
- Sabra = experimente o produto
Veja mais cases aqui: http://peraltastrawberryfrog.tumblr.com/page/4
Questões relevantes na Mídia de Movimento Cultural:
1) Como está sua marca? É relevante? Cultura da marca liga as pessoas?
2) Catalizar isso na cultura das pessoas
3) Ative a idéia, não simplesmente anuncie (intervenções com a comunidade)
4) Anuncie esse movimento
5) Provoque as pessoas para entrarem nessa causa
6) Mensure o movimento e ligue as pessoas nisso
Questões relevantes na Mídia de Movimento Cultural:
1) Como está sua marca? É relevante? Cultura da marca liga as pessoas?
2) Catalizar isso na cultura das pessoas
3) Ative a idéia, não simplesmente anuncie (intervenções com a comunidade)
4) Anuncie esse movimento
5) Provoque as pessoas para entrarem nessa causa
6) Mensure o movimento e ligue as pessoas nisso
Gostei, concordo e acho plenamente viável. É uma questão cultural, inclusive, das empresas e dos empresários. E julgo que possa ser praticado por todas empresas, basta querer e estar disposto a muito trabalho. Sim, porque com certeza, dá mais trabalho do que anunciar na TV, no Jornal ou no Rádio. Tem mais elaboração, com certeza. E não impede que se faça o tradicional, claro que não: um pode complementar o outro.
E gerar ações genuinamente vindas das pessoas, para as pessoas. Isso é a melhor e mais completa comunicação.
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