O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Atividade Paranormal, o filme




Uma sacada inteligente, a um baixíssimo custo (quase inacreditável). Esse é o filme Atividade Paranormal. Na verdade, o diretor do filme trabalha sob 2 prismas dos medos primários do ser humano: barulhos estranhos e escuro, acompanhados da grande curiosidade que uma vez ou outra já fez parte de cada serzinho da terra: existem espíritos que nos rondam? E nossa comunicação com eles, é possível? O que eles querem de nós, vivos (ou encarnados)?

Usando a técnica de não ter pressa de criar a tensão, o filme vai ficando cada vez mais tenso, porque você sempre está esperando que algo aconteça.

Gente, eu já vi muito filme de terror (gosto muito do gênero), alguns bons, outros péssimos. Mas Atividade Paranormal é algo assustador, mesmo. E olha só: como não encontrei companhia corajosa prá assistir comigo, enquanto amigos assistiam Lua Nova na sala ao lado, lá fui eu, SOZINHA, assisti-lo.

Show de bola, prá quem curte o gênero. É realmente assustador, e muito simples, ao mesmo tempo. Simplérrimo, na verdade. Mas a simplicidade é o que assusta, muito!!!! Mesmo que você tenha lido ou escutado comentários a respeito do filme, tem a sensação que a história é verdadeira, real, pelo tipo de filmagem caseira. O filme mexe com os sentidos, com o horror, pelos detalhes: luzes que acendem e apagam sem mais nem menos, passos sinistros sabe-se lá de onde e muitos ruídos estranhos. Isso tudo, sem sangue e tripas espalhados, no mais puro estilo filme de horror natural.

O filme atingiu seu sucesso especialmente pela sacada do burburinho criado, ou seja, o Marketing Viral. A internet colaborou muito para isso, veja o site oficial e você vai entender o que quero dizer: http://www.atividadeparanormal.com.br/paranormal/index.php

Abaixo, insiro vários comentários e a própria sinopse do filme. Acompanhe.

Sinopse: Micah e Katie (nomes reais dos atores, prá caprichar no "realismo") são namorados e moram juntos há três anos. Desde que tinha 8 anos, Kate vem presenciando fatos que a assombram, como vozes sussurando seu nome, vultos e barulhos à noite. Micah decide comprar uma câmera de alta definição para investigar esses fenômenos. Porém as coisas pioram, e o que eram apenas sussurros se transformam em poltergeist. Então eles têm que descobrir que tipo de espirito é aquele e o que ele pretende.

História do filme: A novela de bastidores que contribuiu involuntariamente (ou não) para que Atividade Paranormal se tornasse um fenômeno de bilheteria, é tão interessante quanto o filme. Realizado no início de 2007, usando como locação a própria casa do diretor Oren Peli, a um custo de apenas US$ 15 mil, o longa-metragem percorreu um longo caminho antes de ser exibido no circuito comercial.

Veja alguns comentários, da internet:

http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/12/03/ult26u29389.jhtm

"O fenômeno não é apenas no terreno da ficção. Ao custo de 15 000 dólares, este terror barato e caseiro, feito por um diretor estreante e com um elenco desconhecido, já ultrapassou os 100 milhões de dólares nas bilheterias americanas. Seu trunfo está no jeitão doméstico e despretensioso com que Oren Peli comanda as cenas de suspense, conseguindo atingir em cheio o espectador desprevenido. Assim como nos recentes Cloverfield, Rec e Quarentena, há uma única câmera subjetiva mostrando os percalços dos protagonistas. Além de eficiente, a fita é radical na confecção — não há, por exemplo, créditos nem na abertura nem no final. O objetivo seria preparar a platéia para ver um registro como se ele fosse real."

E imagens:

http://video.google.com.br/videosearch?hl=pt-BR&source=hp&q=atividade+paranormal&um=1&ie=UTF-8&ei=SSJPS_DIBciXtgf8-p0B&sa=X&oi=video_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CBQQqwQwAw

No dia que assisti, QUASE não consegui dormir com a luz apagada... e olha que eu sou conhecedora desse gênero! Que “meda”!

Um comentário:

Unknown disse...

Não vi esse, ainda... Mas uma amiga locou um filme de terror e levou na minha casa... um pouco estranho. Se não me falha a memória acho que era o Anti-cristo....rsrsrs
Beijos Dóris "Boris"

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.