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sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Valorize + o INSIDE ao invés do OUTSIDE




Existe um pensamento esdrúxulo nas empresas. Uma falsa visão do que é correto. A falsa ilusão de que é o cliente que trás o lucro da empresa. Uai, eu vou polemizar: acho que antes do cliente, quem trás o lucro para a empresa, é o colaborador. E mais ainda, o executivo, aquele colaborador assalariado com visão de dono, entendem? Compreendem isso?

É, mas infelizmente, nem todo empresário/empreendedor entende e pratica isso. Tem o péssimo hábito de falar “o cliente é o rei”, “o cliente pode tudo”, mas na real, não pratica isso na essência, nas questões básicas de serviços e atendimento. Além de que, tratar o cliente como rei é utopia, porque o rei é que manda. E se você deixar o cliente mandar no seu negócio, se depender dele, seu produto sai de graça prá ele. E daí, você “quebra”, o negócio vai pro beleléu.

Mas se você não enxergar as necessidades do cliente, de fato, o que ele precisa, seu negócio também deixa de ter sentido prá ele, e ele deixa de comprar de você. E você "quebra", de novo.

Cruzes! Dificil, né? Fazer o que, então? Mesclar, administrar o comercial. Na real, começa pela simplicidade de entender que o departamento comercial não é o departamento mais importante da empresa. Não existe o MAIS IMPORTANTE. Existe o processo, esse sim, é o rei. O processo é que manda. O processo é que faz a diferença, não o produto. Produto, com o passar do tempo, vira commoditie. Serviço também? Bem, é mais dificil serviço virar commoditie, mas pode virar, sim. Então, a inovação pode estar no processo. Pense nisso.

Se eu tivesse a fórmula mágica, ficaria rica. E essa não é uma má idéia. Daí, eu compro uma ilha, e vou prá... bem, A ILHA, aquela do filme. Taí uma boa pedida. E lá, compro uma empresa e chamo todos os clientes de reis. E a ilha vai se chamar UTOPIA. Que tal?

A empresa que demitiu 30% dos clientes, excelente matéria da Revista Amanhã: http://www.amanha.com.br/NoticiaDetalhe.aspx?NoticiaID=76b9bc46-40f9-4275-b279-a605ca8ba69d

E características do profissional do futuro: http://www.administradores.com.br/noticias/os_sete_talentos_do_profissional_do_futuro/28626

E prá quem nasceu lá pelos idos de 70, tem também a ILHA DA FANTASIA, divirta-se: http://images.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=ilha+da+fantasia&um=1&ie=UTF-8&ei=fXhDS9GBHoGGuAeMsKmiBw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CB0QsAQwAw

Último “conselho”: Se o cliente é o rei, você corre o risco de virar bobo da corte. Menos show, menos utopia. Mais trabalho em equipe. Com as várias equipes de trabalho. Internas. Olhe prá dentro de sua empresa. Valorize talentos. Valorize atitudes. Antes que seu concorrente valorize.

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Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


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Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.

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