O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Mulheres e Homens Buracos (ou casca de ovo)



Eu poderia dar um título machista para esse texto. Ou um título feminista. Mas não. Esse texto não é nada disso. Ou tudo isso.

Esse texto é sobre mulheres.
Sobre quem somos e o que vivemos.

Aliás, uma coisa é o que vivemos.
Outra é o que somos.

E acaba sendo sobre homens.
Em função de quem somos e do que vivemos.
Acaba sendo sobre nossa sociedade. Em todos os sentidos.


Nós mulheres, vivemos muita merda. Um mundo realmente machista. Machista feito por eles, homens. E por nós, mulheres.

Mas ainda, além de vivermos merda, vamos combinar que às vezes, somos merda.

Peraí. Vou explicar.

Afinal, esse texto não é feminista. Nem machista. Esse texto nos analisa. Acompanhe.

Sim. Nós vivemos SIM, um mundo muito machista.
Não ganhamos o mesmo salário.
Não vivemos a mesma realidade.
Precisamos enfrentar preconceitos e estereótipos desde sempre e todo o tempo.

Se nos vestimos como puta. Como velha. Se tudo e todos nos julgam o tempo todo.

Ser jovem, envelhecer e desde sempre, a cobrança é sempre muito grande para com a gente. Mesmo quando ligamos o botão do FODA-SE, ouvimos e enfrentamos MUITA BOBAGEM E MUITA GENTE BURRA. Inclusive, de muitas mulheres, muita bobagem. Mulheres são mais machistas que muitos homens em muitos casos e causos. Mas não somente pelo óbvio. Tem muita coisa aí. Acompanha.


Só não vê que o mundo é machista, quem é machista ou cego/cega. Bobinha.

Exemplos velados (ou não) de machismo, quando acontece ou existe:
  1. Naquela tarde de domingo onde sua casa está cheia de familiares, as mulheres de um lado e os homens de outro.
  2. Insistem em dizer que existem assuntos masculinos e assuntos femininos, onde a pauta masculina é falar de mulher, e os assuntos femininos são fúteis.
  3. A vítima de estupro se torna a própria criminosa, pela roupa que vestia.
  4. Uma preferência de cor para uma criança, ou o brinquedo que ela tenha de brincar.
  5. A definição daquilo que é certo para um e certo para o outro, quando ele pode e você não.
  6. Você na cozinha e ele jogando.
  7. Demissões pós licença maternidade.
  8. Cantadas que parecem elogio (entenda sem eu precisar explicar, a diferença entre uma e outro).
  9. Piadinhas sobre TPM.
  10. Salários menores para a mesma função.
  11. Você acompanha seu parceiro e deixa de trabalhar, começa a dedicar-se única e exclusivamente para você mesma e depois, ao se separar, continua contando única e exclusivamente com o dinheiro do ex (seja através da pensão ou porque quer abrir um negócio com o dinheiro do ex (!!!), sem procurar emprego, PRETENDENDO ASSIM, continuar sendo dondoca).

Existe machismo, e ele nos prejudica muitas vezes. Mas em outras, tentamos (erradamente), nos beneficiar dele. Como assim? Veja só. Continua acompanhando (acompanha e entenda que isso nos escraviza).


Nós mulheres, somos muito sacana às vezes. Sim. Existem muuuuuitas mulheres oportunistas e sacanas. Dondocas de plantão. Sabe que vocês são muito machistas? Sim. Se bobear, não trabalham (até aí, ok. Podem ter deixado de trabalhar, porque acompanharam o marido para algum lugar, pela promoção no trabalho. Mas PAREM com as pressões por isso. Não entrem em crise por isso. E principalmente: não se transformem em FILHAS de seus maridos, quando esquecem de dedicar-se ao casamento e passam a ser dondocas de academia, em “treinamentos” eternos. E maridos, não esqueçam que vocês têm parceiras em casa: falem sim sobre os problemas, compartilhem-os. Não os escondam. Responsabilizem suas PARCEIRAS e não filhas por compromissos de parceria. E mesmo que ganhem muito, financeiramente, estimulem suas esposas a trabalharem de alguma forma, sei lá) e quando decidem divorciar-se (quase sempre, somos nós que decidimos e tomamos a iniciativa, meninas), apesar de nunca terem trabalhado e terem tido uma vida de rainhas (sim, sem grandes preocupações com o mundo, além de suas próprias existenciais: “estou envelhecendo” ou “preciso fazer plástica”), tentam tirar o couro de seus EX maridos, com gordas pensões e etc e tal (às vezes usando SEUS filhos como desculpa ou escudo, INCRÍVEL!!!).


Desculpe, pronto, falei. Sou mulher, percebo que o mundo é sacana para nós todas mas também percebo nossas sacanagens para com o mundo.

Acordem, Barbies. Acordem, Kens.
Nada mais triste que vocês. Ambos doentes.

Uma das formas de combatermos o machismo (que se reverte contra mulheres e homens, de alguma forma), é sermos de uma vez por todas, PARCEIROS.

Parceiros no casamento.
Parceiros nas amizades.
Parceiros nas empresas.

Independentemente de quem somos uns para os outros, só construiremos uma sociedade melhor, se pensarmos mais sobre o quanto tudo isso que parece não fazer parte de seus problemas, influencia nós todos.

Ah, e muitas vezes me pergunto: Como vocês homens tem paciência com nós mulheres que somos (só as que são) dondocas? POR QUE vocês preferem Barbies que parceiras? SIM. Vocês não assumem. Mas preferem Barbies. Vocês são muito burrinhos quando preferem Barbies. Barbies loiras, morenas, ruivas ou com cabelo azul. Tanto faz. São Barbies de atitude. Menininhas fúteis e bobinhas e bonitinhas.

E VOCÊS, BARBIES, vão ter vergonha nessas suas carinhas que por enquanto são lindinhas, mas creiam: um dia deixarão de ser. E daí, criatura?

Tá. Quer ser Barbie? Quer ter uma vida de preocupações homéricas com sua aparência e sua estética impecável?

Tá. Quer ter uma Barbie (sendo ou não sendo um Ken) para mostrar ao mundo que você pode porque tem poder ou dinheiro?

Assumam: vocês, Barbies e Kens de plantão, alimentam um mundo fútil que destrói cérebros, muitas vezes. E que escondem corações vazios. Ou doentes.


E sim. Esse mundo, embora seja reflexo do que vivemos como seres sociais, foi fortalecido por muitos de nós, profissionais de Marketing ligados nesse mundo.

Vi essa expressão na internet e concordo plenamente: “.....sociedade machista que sabe ser machista, mas que não aceita ser chamada de machista.

PS: Não sou contra as plásticas de recuperação estética com o foco no fortalecimento da auto-estima e outros casos necessários.

Não sou contra um corpo esteticamente bacana construído em academias de ginástica e treinamentos físicos (a palavra “treinamento” me incomoda um pouco, quando se fala de estética e não atletas profissionais).

Mas viver para isso em detrimento de outras coisas, exatamente nos casos de queridas dondocas que nada mais fazem do que cuidar de si mesmas e de seus corpos kokokó... sei lá, entende?

E OPA: não me venha dizer que isso é inveja. Já tive minha chance de ser uma dondoca kokokó e nunca quis ser. Ainda bem. Venci.

Em resumo de tudo que falei:

  1. Homens e mulheres, queiram parceiros. Nem dondocas nem dondocos. Acordem.
  2. Que o mundo seja menos machista, oriundo de homens e mulheres. Perceba que o machismo existe. E que possivelmente, você seja transmissora(o) desse machismo. Acorde.
  3. Machismo destrói sim, nossa sociedade. Acorde e perceba de uma vez por todas.



PS DE NOVO: Como aprendemos todos os dias a viver e sermos mais gente, esse texto pode não agradar a todos. Ok. Estamos em evolução. Mas na verdade, se esse texto lhe fizer pensar, beleza. Essa é a intenção. Pensarmos todos. Mais e sempre. E fica o conselho dele:

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.