O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sábado, 28 de abril de 2018

Tecnologia para leigos (ou BIOS = Bicho Ignorante Operando o Sistema)



Na verdade, muitos de nós BIOS, nem somos tão BIOS assim.

Ah, e por que o martelo é a imagem de ilustração desse artigo/texto?
Porque em muitos momentos, ele pode ser uma arma. Mantenha-o longe de celulares e smartphones. E outros.


Eu sou um ser da Geração X. Nasci em 1967, o que significa que tive que me adaptar a duas ferramentas vitais para a vida de todos (ou quase todos, ou “você vai precisar um dia”): camisinha e telefone/celular/smartphone/o que vier.

Vamos falar hoje (agora) sobre telefone/celular/smartphone/o que vier. Acompanha e não desiste. E veja se eu não tenho razão. Vamos lá.

A tecnologia é tudo de bom. É vital para nossa vida, é a grande solução prática.

Mas experimente precisar dela e ela... falhar. Experimente precisar de Assistência Técnica. Você pode ser o Papa, o Bispo, o Presidente da República (inclusive dos EUA: Trump se liga), a Mãe Joana ou o Diabo A Quatro. Não importa. Vai se incomodar. Ou alguém vai se incomodar por você. Não importa.

E é aí que levanto duas questões importantes:

1)Ética e “Os Produtos Foram Feitos Para Não Durar”
2)Tamanho não é documento

Falando sobre o número 1:

Sim, infelizmente, apesar de tooooooda tecnologia, os produtos são feitos para não durar. Então, mais importante ou no mínimo tanto quanto, são os serviços.

Isso inclui a ética por trás da produção desses produtos e especialmente por trás das atitudes de quem os vende. E depois, de quem presta os serviços de ASSISTÊNCIA TÉCNICA. Em um mundo com alta tecnologia, definitivamente, assistência técnica torna-se cada vez mais relevante. É um círculo, e espera-se que seja mais virtuoso do que vicioso.

Espere você necessitar de assistência técnica, para entender que o sofrimento e a necessidade de uma alta dose de paciência, serão realidade. Sua realidade.

Prepare-se para sofrer.

Claro, quem entende de Economia, sabe que um produto não pode durar para sempre, pois é isso que garante o emprego de todos nós. Mas aí, criamos nossos próprios problemas, em uma sociedade consumida pelo consumo. Mas não tem volta e não adianta reclamar.

O que se espera é que o fabricante tenha um mínimo de ética, assim como os prestadores de serviços do pós vendas. Procure por isso.

Falando sobre o número 2:

O tamanho da empresa ligada à Tecnologia, de fabricantes de computadores a smartphones, não determina o quanto de atenção teremos. De novo: o produto pode ser bom, mas se o serviço não acompanhar, decepciona.

Por isso, treinamento de equipes, do Comercial ao Financeiro. Quando se atende pessoas, nada funciona linearmente. Esteja preparado.

Existem grandes marcas que tem lojas, que são um absurdo no atendimento.

Uma determinada marca, promete a devolução de um CELULAR/SMARTPHONE em 3 dias, dificilmente antes. Nos dias de hoje, 3 dias para devolução de uma ferramenta de comunicação que envolve negócios DIRETAMENTE, afeta demais a vida das pessoas. NÃO PODE!
  
Enfim, o que sempre digo: tecnologia não envolve somente PRODUTO. O SERVIÇO necessita de tecnologia de atendimento. E isso envolve processo. Reavalie o seu, empresa.

Um bom produto tecnológico pode decepcionar com um mau atendimento. Perceba isso.

PS: Depois de escrever o texto, um amigo da área me fortaleceu o conhecimento, explicando que ainda existem os USBs, que são os Usuários Super Burros...

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.