O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sábado, 11 de setembro de 2010

Crianças nascem sabendo




Esse estudo é muito interessante. Li uma matéria na Revista Super Interessante, uma pesquisa com base no conceito de Paul Bloom, chamado Psicologia do Desenvolvimento.

Transcrevo aqui, um texto da Internet:


Bebês de seis meses conseguem diferenciar o certo do errado: após apresentação de fantoches, crianças preferiram os heróis aos vilões.

Uma pesquisa recente concluiu que aos seis meses de idade os bebês já conseguem distinguir o certo do errado. Pesquisadores deixaram que os bebês assistissem a apresentações de fantoches com personagens do bem e do mal, ou seja, heróis e vilões.

Depois, os estudiosos pediram para as crianças que apontassem seus preferidos. A maioria escolheu os “bons”.

A experiência, coordenada por psicólogos do Centro de Cognição Infantil da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, contradiz a versão geralmente apresentada por profissionais da psicologia que se baseiam na teoria de Sigmund Freud, segundo a qual os bebês nascem “amorais” e adquirem senso de certo e errado por meio de condicionamentos ao longo da vida.

Em outro experimento, bebês com idade entre seis meses e um ano assistiram a um filme de animação em que uma bola vermelha com olhos tenta subir um morro, enquanto um quadrado amarelo tenta ajudar a empurrá-la por trás e um triângulo verde tenta forçá-la de volta para baixo.

Após o filme terminar, as três formas geométricas foram apresentadas separadamente às crianças. Em 80% dos casos, elas ficaram mais tempo olhando para a figura mais útil, de acordo com a cena vista anteriormente.

Paul Bloom, professor de psicologia que coordena a equipe de estudo, comentou o resultado: “Há crescentes evidências que os seres humanos têm um senso moral rudimentar desde o início da vida.”


E veja aqui, uma entrevista e um filme muito interessantes: http://delas.ig.com.br/filhos/bebes+sabem+diferenciar+o+certo+e+o+errado/n1237744871138.html

É PRÁ SE PENSAR. Se elas já sabem sabendo, olha nossa responsabilidade em lhes transmitir conceitos novos e reforçar os conceitos do bem! É PRÁ SE AGIR.

Nenhum comentário:

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.