O que você encontra aqui?

Coisas do mundo e conceitos da autora, que tem uma visão contemporânea do comportamento humano.

sábado, 4 de julho de 2009

Professores da Vida



Podemos perceber um movimento estranho de valores. Ou melhor, inversão de valores.

Em tudo, e na educação, não poderia ser diferente. Ei, na realidade, COMEÇA na educação. Ou PELA educação.

Não sou daquelas que respeita autoridade só por respeitar. Respeito porque essa autoridade merece respeito. E ai dela se não merecer!

Políticos, gerentes de banco, padres, pastores, professores, todos tiveram seu tempo de louvor máximo. Mas na real, é que alguns desses, fizeram por merecer para perder o respeito.

Vou falar hoje, especificamente do professor. O que acontece com ele? Bem, analisarei essa questão sobre 2 ângulos: Eles merecem respeito? E Eles merecem respeito! (o que separa os dois é um ponto de interrogação e um ponto de exclamação):

1) Eles merecem respeito?

Aqui, levanto a questão da meritocracia. O que aconteceu com o exemplo? Os valores e TUDO MAIS? Será que foram perdidos ou os professores julgam que não está valendo a pena? Profes, escutai-me: Não desistam de nós, seres humanos. Por que vocês também o são. Saibam que existem nossos defeitos, e nós saberemos conviver com os seus. Mas sempre lembrem que vocês são e deverão sempre ser modelos de ética, além de modelos de conteúdo da matéria que vocês lecionam. Mais que seu conhecimento específico, sejam nosso maior exemplo DE VIDA.

Eu ainda lembro de minha primeira professora: Profe Amanda, da primeira série. Além disso, durante minha vida, tive bons profes e profas... e lembro daqueles que foram exemplos de ética e do bem e justo ser. A matéria? Não lembro muito. Mas lembro dos bons exemplos.

2) Eles merecem respeito!

Sim! Nós, pais, comunidade, alunos, precisamos ser mais compreensivos, porque professor (e professora, claro) também é gente... e erra, e acerta. Sejamos mais compreensivos e os respeitemos, ora bolas! E queridos papais e mamães, não transfiram a responsabilidade da educação porque vocês estão pagando pelo estudo. Educação é parceria entre escola-educador e família-pais. Pensem e ajam juntos.



Ei, será que tudo começou com o conceito de cliente-aluno? Olha, para mim, cliente não é aluno. Sei que é polêmico, deixem seus comentários. Mas aluno não é cliente. Professor é exemplo, e deve ser exemplo. Quando todos percebermos isso novamente, os professores terão orgulho de serem professores e os alunos e pais terão orgulho de terem professores. É simples assim.

Educar é uma relação justa, mas que deve ser avaliada como uma relação de iguais como seres humanos, mas diferentes em termos de experiências e de ensinamentos.

Acima de professores em sala de aula, professores são (ou ao menos deveriam ser) professores da vida. FORMADORES DA VIDA. E NÓS TODOS, PRECISAMOS VOLTAR PARA A SALA DE AULA. Para aprender só um pouquinho dos bons e velhos valores, sem deixar de valorizar o novo, o contemporâneo. É uma new generation, mesclando tecnologia e contemporaneidade com ética e justa causa. EBA, SHOW DE ATITUDE.

E aqui, coisas legais para professores:




Essa é uma homenagem a um grande professor: um lindo e querido professor. Pelo seu aniversário.

2 comentários:

Rebeca disse...

Oi amiga!

Seu texto tocou fundo, bem fundo no meu ser.
Vc sabe, sou educadora. Sinto na pele essa história de q aluno e pais são clientes. Me é exigida a máxima de q o cliente tem sempre razão... e nesse entremeio luto pelos valores, pelo exemplo de vida, pela educação de pais e filhos.

Pais ditando q matéria seus filhos devem aprender? Vc sabe q tem disso? Sem a menor adequação pedagógica e simplesmente seguindo os caminhos erróneos da sociedade q quer apressar o crescimento das crianças...

Cada dia mais tranformam a escola à semelhança de uma fábrica em série, com prazos a cumprir e níveis de produção pré-estabelecidos. Sou contra. E essa atitude transforma meu dia a dia num conjunto de lutas e desamores... Esse ano termino particularmente cansada...
Cansada de lutar pelo q sei ser certo e ver os louvores indo para quem satisfaz os "clientes".

Cansada por sentir q recebo críticas por me afastar de uma multidão de enganos...

Mas sabe? Satisfeita por sentir q meus meninos tiveram adequação de conteúdos pedagógicos, tiveram tempo para ser crianças, receberam meus valores e sabem q eu os amo.

Para meus meninos fui ser humano, para seus pais fui uma pedra no sapato.

Bjis! SAUDADES DE VC

Unknown disse...

Sinto muito pesar pela decadência da educação formal. Tantas são as carências dos estudantes, das famílias, das escolas, dos professores e da sociedade como um todo, que a educação formal é a última a ser pensada. Quanto temos, nós professores,condições de oportunizarmos o conhecimento é a glória! Dóris, querida amiga, amo o magistério e sinto muito pelas perdas dos nossos jovens. Se a sociedade deixasse a gente trabalhar, seria tão melhor. Falo de infraestutura, o fim das politicagens, alimento, cama, de respeito. Não estamos respeitando nossas crianças. De fato crianças não são clientes, são crianças. Obrigada por me apresentar teu blog. Até breve.

EBAAAA! Bom te ver!


Penso, logo, existo. E... se você está aqui, quer saber como eu penso. Se quer saber como eu penso, no mínimo, é curioso.


Curiosos ALOHA fazem bem para o mundo. Então, é nós no mundo, porque não viemos aqui a passeio!


Busco uma visão de longo alcance, sem aceitar verdades absolutas, preservando valores ALOHA, que são o ideal para um mundo mais honesto e verdadeiro.