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domingo, 11 de janeiro de 2009

Venda tântrica: clientes para sempre



Tântrica vem de tantra, e pesquisei na web a definição sobre a origem da palavra: “A palavra TANTRA vem do sânscrito, idioma antiquíssimo que foi o berço das escrituras. É composta da fusão das palavras TANOTI e TRAYATI, a primeira significa "expandir" e a outra "liberar", implicando em expandir e liberar a consciência, o espírito e a energia potencial física, mental/emocional e espiritual do ser humano. TANTRA enfoca o ser humano e sua evolução, o aprimoramento da qualidade de vida e a expressão progressiva e sistemática de todos os aspectos da personalidade.”

Podemos ser mais do que simplesmente negociantes, nas vendas que fazemos: podemos realizar a venda tântrica. O que seria isso? Em resumo resumido, é aquele tipo de venda prospectada, bem pensada, estudada, analisada, preparada como se fosse um jogo estratégico. Ou um momento único, saboreando cada etapa. Afinal, diz a sabedoria milenar, o caminho é mais importante do que a chegada.

Minha definição de venda tântrica: uma venda elaborada, que pode levar algum tempo, onde se analisa o cliente, suas necessidades, o que realmente e onde podemos ser úteis, através de nossos produtos ou serviços. E que nos torna mais importantes e vitais para ele. Segundo a sua percepção, o que é ainda melhor.

E isso pode ser melhor percebido por ele nos serviços que prestamos, sabia? Aliás, existem serviços em tudo. Mesmo quando confeccionamos produtos e os vendemos, são os serviços por trás deles que podem tornar-nos únicos e vitais a nossos clientes. Quanto mais evoluído for o consumidor, mais valor ele dá aos serviços inseridos nesse produto.

A venda tântrica é uma expressão criada por um amigo, em uma mesa de bar. Que me fez pensar. Quantos profissionais de vendas são de fato, prospectadores? E as empresas, valorizam de fato esses vendedores, profissionais valorosos, formadores de carteiras de clientes, com vendas elaboradoras ao invés das vendas dos “tiradores de pedidos”, as vendas momentâneas e casuais?

Vendas elaboradas/prospectadas podem levar meses para serem efetivadas, até mesmo anos. Conquistar um cliente, seja pessoa física ou jurídica, é uma construção. Uma venda tântrica. Esse tipo de venda gera clientes relativamente fiéis, ou mais fiéis do que aqueles que “caem de pára-quedas”. E que sensação ótima prá quem a realiza, de conquista!

Nunca entendi empresários que não valorizam profissionais que prospectam, pois são esses que geram o maior patrimônio de uma empresa: clientes o mais próximo de fidelização (embora troque a palavra fidelização por satisfação das necessidades). São profissionais “vendedores tântricos” que formam contas fiéis, através de compradores pessoais ou profissionais (aqueles que compram para empresas, pessoas jurídicas).

E assim é a vida. A venda tântrica, ou venda prospectada, pode ser comparada a tudo na vida: quando elaboramos com sapiência e estratégia, todas as conquistas têm um sabor mais gostoso. Adeus ás coisas fáceis e aos “tiradores de pedidos”. Viva o lado desafio da vida. São nossos serviços, nossos detalhes que nos fazem especiais, como pessoas, marcas ou produtos. E detalhes, só se fortalecem no sentido tântrico de ser. Expandindo, liberando, aprimorando. E isso exige um pouco de tempo, e muita paciência. Mas com certeza, pode tornar os clientes nossos, para sempre, ou quase sempre... Relações duradouras. Não existe fidelidade sem investimento. De tempo.

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